Encontro de Clubes de Leitura reúne gerações para troca de experiências
Publicado em 02/09/2022 às 14:53
A Biblioteca Pública Municipal Argentina Lopes Tristão realizou em agosto a primeira edição do Encontro de Clubes de Leitura de Domingos Martins, com a participação de duas gerações que têm em comum a paixão pela leitura.
Os alunos do sexto ano da EMEF Augusto P. B. Pagung, de Melgaço, criadores do Clube do Livro na escola, visitaram o local para dividir a experiência de fundar um clube de leitura, com os integrantes do Clube do Livro e Cineclube de Domingos Martins, proporcionando a aproximação entre adultos e jovens com diferentes vivências e leituras.
Para a escritora residente da Biblioteca Municipal, Neuzamaria Kerner, “clubes de livros são inventos muito especiais para leituras entre pessoas que se encontram a fim de que possam compartilhar prazer de ler, discutir temas e refletir sobre estes. Além do mais os clubes abrem cabeças, eliminam preconceitos e fazem com que todos viajem na mesma onda, incrementando o sentido de comunidade e proporcionando diversão”.
“Foi uma alegria imensa porque pude perceber que aqui nas nossas montanhas há pessoas, como esses jovens de Melgaço, que estão se somando ao mundo a partir de leituras. Com certeza eles também estão aprendendo a se dividirem com os seus escritos, frutos do que leem e do que vivem”, completou a escritora.
Para os alunos, a experiência do encontro permitiu a liberdade de expressão e de opinião a respeito das obras, novas amizades e o aprendizado de coisas novas por meio da leitura. “Ficamos felizes quando fomos convidados, nos encontramos com outro clube do livro, conhecemos pessoas novas com conhecimento bem mais avançado que o nosso, dando-nos incentivo para não desistirmos de nossa caminhada na leitura”, destacaram as crianças.
Clube no Livro na Escola
A criação do Clube do Livro na Escola de Melgaço é resultado de trabalhos desenvolvidos com foco no protagonismo estudantil e na participação ativa dos alunos na elaboração das ações da escola.
Com as sugestões dos estudantes, a escola criou e desenvolve o projeto Minha Escola Lê, promovendo a literatura como parte da rotina. “Dentro do projeto, o sexto ano propôs a criação do Clube do Livro, abraçamos a ideia e fizemos o primeiro encontro em maio, e desde então as reuniões acontecem semanalmente para discutir o capítulo que leram no decorrer da semana”, explica a diretora Edir Marli Föeger.
“O clube do livro garante o desenvolvimento da autonomia, o protagonismo, a construção do saber, o aumento do repertório da linguagem dos estudantes por meio da organização do clube, na escolha dos livros, nas discussões, pois a mediação é realizada pelos próprios estudantes, há responsabilidade de cada membro, o compromisso de realizar a leitura em casa, de estar presente”, pontua a pedagoga Valkiria Bullerjahn Rodrigues.
Clube de Leitura e Cine Clube da Biblioteca
Os encontros do Clube de Leitura e Cine Clube da Biblioteca Pública Municipal Argentina Lopes Tristão acontecem duas vezes por mês, um para cinema, outro para literatura. Os participantes, por ordem alfabética, indicam os filmes e os livros a serem analisados. O clube é aberto a todos os moradores da comunidade martinense que gostam de cinema e literatura, e recebe novos integrantes a qualquer tempo.
Para a bibliotecária Ana Maria da Silva, os Clubes do Livro nos dão a chance de conhecer novos títulos e escritores, e ajudam a conquistar leitores. “Além disso, aproximam pessoas, tornam-se também reuniões de amigos”.
Ainda sobre o I Encontro de Clubes de Leitura de Domingos Martins, o presidente do Clube do Livro de Domingos Martins, Sérgio Luiz Bichara finaliza. “Como bem disse Monteiro Lobato, um país se faz com homens e livros. Estar com aquelas crianças foi gratificante, elas são o país de amanhã. E todos sentimos que houve um incentivo mútuo”.
Texto: Assessoria de Comunicação/PMDM