Alfredo Chaves adere ao programa ES Inteligente

Publicado em 18/08/2022 às 15:35

Compartilhe

Alfredo-Chaves-adere-ao-programa-ES-Inteligente

Na última sexta-feira (12), Alfredo Chaves assinou acordo de cooperação técnica e aderiu ao programa ES Inteligente, uma parceria entre o Governo do Estado e o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), a fim de agilizar o processo de modernização dos municípios capixabas. A partir deste convênio, será possível que a cidade se torne mais inteligente e eficiente, contribuindo não só para a modernização da infraestrutura urbana, mas principalmente para a melhoria da vida de toda a população alfredense.

O prefeito Fernando Lafayette destacou a relevância do Programa para o desenvolvimento de Alfredo Chaves e para o bem-estar social dos munícipes. “Nosso objetivo enquanto gestores é promover o desenvolvimento local, trazendo benefícios para a toda a população. A adesão do município ao programa ES Inteligente, que prevê estudos e a elaboração de projetos de infraestrutura em várias áreas, é um avanço importante. Quem ganha com mais qualidade de vida são os alfredenses”, frisou Lafayette.

Retomando o conceito

Você sabe o que é uma smart city, ou melhor, uma cidade inteligente? O termo ainda é recente, mas conceitua e caracteriza cidades autossustentáveis e capazes de fornecer um conjunto de itens considerados necessários para que os municípios e as respectivas populações consigam acompanhar o ritmo de mudanças e avanços tecnológicos pelo qual o planeta está passando. Para isso, inovação, sustentabilidade, segurança, acessibilidade e infraestrutura são pilares indispensáveis para a estruturação e o desenvolvimento de uma smart city.

Visando a preparar uma cidade para o futuro, algumas obras são fundamentais, como é o caso dos projetos de implantação de miniusinas solares, infraestrutura de telecomunicações, iluminação pública e gestão dos sistemas de água e tratamento do esgotamento sanitário. Tais obras são importantes pontapés iniciais e, no Espírito Santo, os municípios capixabas podem contar com o programa ES Inteligente para viabilizar estes projetos, com mais diligência em todo o processo.

Entenda o programa

O ES Inteligente começou em 2020. No entanto, iniciou de fato suas atividades e aqueceu seus motores ao final do ano de 2021. Até o momento foram cerca de 211 contatos com 51 municípios diferentes para entender a necessidade e a viabilidade de projetos de cada um deles. Atualmente, onze municípios do Espirito Santo já aderiram ao Programa, sendo o mais recente Alfredo Chaves.

Os itens principais abrangidos pelo programa são Iluminação Pública, Miniusinas solares e Infraestrutura de Telecomunicações. No entanto, é possível que as obras avancem e novos projetos ligados ao saneamento público sejam realizados.

“Na maioria das vezes, encontramos nos municípios uma certa escassez de recursos suficientes para estruturar e realizar os projetos mais robustos, como os previstos no ES Inteligente. Por isso, em nossa atuação, dispomos de uma equipe qualificada para executar projetos. Após a adesão, nós começamos o que chamamos de estudo de viabilidade, que possibilita identificar as oportunidades e a exequibilidade dos projetos dentro de determinado município”, explicou o diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip Navarro.

Procidades

Além do ES Inteligente, o banco de desenvolvimento capixaba também conta com outros serviços destinados à gestão pública municipal, como o Programa Bandes de Investimento em Municípios do Espírito Santo (Procidades), uma alternativa de financiamento direto que oferece novas possibilidades para o investimento em modernização e infraestrutura.

Geralmente, as prefeituras recorrem ao Procidades quando já existem projetos estruturados, mas ainda há carência de recursos para tornar estes projetos realidade. Dessa forma, o Bandes possibilita o subsídio dessas obras, que podem beneficiar toda a comunidade local. Se o município deseja acessar a linha de financiamento, mas ainda não tem um projeto, é necessário um levantamento geral para estabelecer o valor do investimento que será feito.

Saiba mais:
www.bandes.com.br/ppp.

Condições operacionais Procidades:
Valor máximo financiável: R$ 5 milhões;
Prazo total: até 72 meses, incluídos até 12 meses de carência;
Taxa de Juros: entre 0,41% e 0,64% ao mês + Selic, de acordo com o objetivo do crédito;
Garantias: vinculação de receitas de transferências constitucionais de ICMS e/ou FPM.

Texto de Alice Azevedo

Fonte: Bandes

Veja também

WhatsApp Image 2024-12-20 at 12.18.12

O Governo do Estado destina 13 milhões para revitalizar a Rota dos Lagos, promovendo o desenvolvimento econômico de Venda Nova do Imigrante e Castelo

1110821-tanrg_abr_04032018_7161_1

Ator Ney Latorraca morre aos 80 anos no Rio de Janeiro

49690

Avião com 67 pessoas a bordo cai no Cazaquistão

horta na cidade

Uma fazenda no coração da cidade

programa agrinho

A educação que semeia sonhos e transforma o campo capixaba

ovos com data de validade

Ovos deverão ter data de validade na casca em 2025

mais acesso a especialistas

Mais Acesso a Especialistas tem quase 100% de adesão dos municípios brasileiros

acidente_teofilo_otoni03

Motorista de carreta envolvida em acidente se apresenta à polícia