Policiais usam helicóptero e cães para encontrar bandidos em Domingos Martins

Publicado em 18/08/2022 às 10:45

Compartilhe

Policiais-usam-helicoptero-e-caes-para-encontrar-bandidos-em-Domingos-Martins

Texto: Julio Huber / Fotos e vídeos: Polícia Militar

Bandidos que arrombaram residências na região de Alto Paraju, em Domingos Martins, estão sendo caçados pelo terceiro dia seguido por dezenas de policiais militares, que estão tendo o auxílio de cães e do helicóptero Harpia, na busca aos assaltantes, que estão no meio de florestas da região. Houve troca de tiros e até o uso de granadas para tentar capturar os bandidos.

O major Edinei Balbino de Souza, comandante da 6ª Cia Independente da Polícia Militar (PM), informou que equipes não vão descansar até encontrar os acusados. Ontem (17), pelo menos 30 militares atuaram na operação. De acordo com o major, hoje (18) mais reforços podem ser usados para encontrar os bandidos. Assista abaixo ao vídeo de momentos antes do início das buscas com os cães.

Na última segunda-feira (15), o caseiro de um sítio que fica em Alto Paraju entrou em contato com a PM informando que visualizou quatro homens encapuzados tentando furtar uma bomba d’água próxima de sua residência. Quando ele acendeu as luzes, o grupo de bandidos fugiu e entrou no meio de um cafezal. O caseiro informou que ouviu um disparo de arma de fogo.

No dia seguinte (16), a PM foi informada de que dois homens que tentaram furtar a bomba – e também outras residências da região – estariam escondidos em uma mata na localidade. Diante da informação, equipes policiais foram até o sítio onde os suspeitos estariam. Entretanto, após três horas de patrulhamento, os homens não foram encontrados.

Por volta de 20h50 do mesmo dia, moradores ligaram para a PM informando que dois homens foram vistos saindo de uma mata em Alto Paraju e invadido uma propriedade, rompendo uma corrente com cadeado que estava no portão de entrada. Nesse momento, equipes foram deslocadas para o local para tentar capturar os bandidos.

TROCA DE TIROS – Chegando ao local, o proprietário do terreno informou que os homens estavam em um cafezal, sendo um magro de cor parda, de calça jeans e camisa de frio, carregando no ombro possivelmente uma espingarda. O outro é magro, de cor morena, usando calça e agasalho de cor escura. Os dois usavam bonés de cor preta.

Com as informações, policiais iniciaram as buscas ao redor da propriedade e foi montada uma patrulha para seguir a pé para a área do cafezal. Chegando em um local com tendas de plástico para a secagem do café, foi realizado um cerco no local. Nesse momento, dois indivíduos, ao avistarem os policiais militares, fugiram para o interior do cafezal e efetuaram disparos contra os militares.

Higino dos Santos Souza, o Baiano, é um dos acusados dos furtos

Os policiais revidaram atirando contra os bandidos, que conseguiram entrar no cafezal. Um dos homens, visto por um dos policiais, se parece com o assaltante Higino dos Santos Souza, conhecido como Baiano, que possui mandado de prisão em aberto com acusações de práticas de furtos em diversas residências na região de montanhas. Moradores da região também o reconheceram como sendo um dos acusados dos furtos.

Policiais usam granadas na tentativa de capturar os bandidos

Após a troca de tiros, os homens se esconderam em uma mata da propriedade. Por ser uma vegetação densa e ser noite, os policiais usaram três granadas para tentar obrigar os assaltantes a saírem do mato, mas eles permaneceram escondidos.

De acordo com o major Edinei de Souza, essa medida também foi necessária para garantir a segurança aos militares envolvidos na perseguição aos acusados durante o deslocamento. Durante as buscas, foram encontradas pegadas dos homens entrando em uma área de mata nativa bastante fechada, não sendo possível a continuidade das buscas, pois poderia colocar em risco a integridade física dos militares.

Foram realizados patrulhamentos nas estradas ao redor, mas sem êxito na captura dos acusados. Ainda segundo a PM durante as buscas não foram encontrados vestígios de sangue, “sendo possível afirmar que os acusados não foram atingidos durante a troca de tiros, já que também nenhuma pessoa deu entrada nos hospitais da região por ferimento de arma de fogo”.

Durante a fuga dos acusados, eles deixaram para trás duas facas com cabo de madeira, um par de chinelos, dois bonés de cor preta, um alicate, uma chave de boca, uma lata de spray de tinta metálica e dois cobertores.

Cães e helicóptero são usados no segundo dia de buscas

Durante o dia de ontem, uma equipe do Batalhão de Ações com Cães da PM ajudou nas buscas aos bandidos na região de Alto Paraju. Um morador local informou aos policiais que avistou indícios de uma fogueira em uma casa abandonada, o que poderia ter servido de abrigo aos fugitivos. Assista abaixo ao vídeo da equipe e o helicóptero na região.

Em buscas no local, os policiais encontraram, escondido em um matagal próximo à casa, um caixote contendo diversos objetos pessoais e um saco com fios de cobre, possivelmente proveniente dos diversos furtos relatados nos locais próximos.

Os fugitivos deixaram para trás uma caixa com objetos usados por eles

Durante patrulhamento no dia de ontem na região, equipes da PM foram informadas de que diversas casas teriam sido furtadas durante a madrugada. Em mais buscas, os policiais identificaram locais usados pelos infratores durante a fuga e foram recolhidos alguns objetivos.

Durante as buscas, os cães de rastreamento de pessoas encontraram diversos locais usados pelos infratores, como casas abandonadas, onde os acusados passaram a noite. Entretanto, os bandidos não foram encontrados. Hoje as equipes já estão na região para tentar capturar os homens.

O comandante da PM pede para que os moradores da região fiquem atentos, e a qualquer suspeita, ligue para o número 190. “Estamos vigilantes e determinados a prender esse grupo. Não vamos admitir que ninguém se aventure cometer crimes na região. Não vamos descansar enquanto não encontrarmos esses fugitivos para trazer de volta a segurança e paz para os moradores”, enfatizou o major.

Veja também

Imagem do WhatsApp de 2024-11-26 à(s) 11.35.29_451bd72f

Técnica de enfermagem interrompe viagem e ajuda a salvar motorista acidentada

CAPA

Atrações de Natal terão até neve artificial em Domingos Martins

20231102_134202

População da Amazônia Legal receberá 22 mil títulos de propriedades

destaque_cop29

Acordo de financiamento climático da COP29 é considerado insuficiente por ambientalistas

WhatsApp Image 2024-11-25 at 16.12.50-1

Delegação capixaba pronta para brilhar na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares

WhatsApp Image 2024-11-25 at 09.27.59

Hemoes celebra 25 anos com homenagem aos doadores no Dia Nacional do Doador de Sangue

Empresário morre em acidente

Empresário de Venda Nova do Imigrante morre em acidente na BR-262

Imagem do WhatsApp de 2024-11-25 à(s) 17.10.27_ab19d6d4

Dalton Perim anuncia três secretários, propõe pediatria 24h, mais estradas, calçadas e ciclovias em Venda Nova do Imigrante