Triatleta de Venda Nova participa de competição internacional na Eslováquia

Publicado em 02/08/2022 às 11:57

Compartilhe

Triatleta-de-Venda-Nova-participa-de-competicao-internacional-na-Eslovaquia

Fotos: Divulgação

Nadar 2 quilômetros, pedalar outros 80 e correr mais 18. Esse será um dos desafios que o triatleta Jackson Silva Martins, de 26 anos, vai enfrentar no Campeonato Mundial Multiesportivo de Triathlon, que será realizado na cidade de Samorin, na Eslováquia, entre os dias 17 e 22 de agosto.

Natural de Porto Velho, em Rondônia, Jackson se mudou para Colatina, no Norte do Espírito Santo, aos três anos. Desde setembro de 2021, ele mora em Venda Nova do Imigrante com a noiva, Gracielle Lorenção, a Gracci. E é na cidade da Região Serrana que ele vem se preparando para a competição internacional. “Nessa reta final, os treinos têm sido bem intensos. Em algumas semanas, chego a treinar até 15h”, destaca o atleta.

Jackson viaja para a Eslováquia no próximo dia 15 e chega no dia 17. Já no dia seguinte, participa da sua primeira prova, o aquathlon, que terá 1 quilômetro de natação e 5 de corrida. A prova do triatlo de longa distância, descrita no começo da matéria, acontece no dia 21.

Essa é a quarta vez que ele se classifica para o mundial, mas é a primeira em que consegue os recursos para participar. “Quando vi que saiu minha classificação, já fiz um projeto para apresentar a empresas. Também criei uma vaquinha online e fiz um vídeo para as redes sociais pedindo ajuda. Várias pessoas abraçaram e ajudaram”, explica.

E a noiva dele também se empenhou em ajudá-lo a conseguir os recursos. “Eu ganhei alguns produtos, e a Gracci fez uma cesta que foi rifada, o que ajudou bastante”.

História no esporte

Jackson começou no esporte ainda criança, jogando futebol. Aos 13 anos, começou a praticar natação, modalidade em que se profissionalizou e competiu. A entrada no triatlo aconteceu oito anos atrás, depois que um amigo dele faleceu em um acidente. “A gente treinava juntos na natação e ele já queria começar a competir no triatlo. Depois de um tempo do acidente, fiz um simulado no triatlo, ainda em Colatina, me interessei e estou até hoje”, conta.   

Em sua jornada como triatleta, Jackson já conquistou alguns títulos, como o segundo lugar no Brasileiro de Aquathlon, em 2017, e a terceira colocação no Campeonato Brasileiro de Longa Distância, em 2021. Ele destaca também suas participações em provas de Ironman, uma das mais exigentes da modalidade, pois o atleta nada 3.800 quilômetros, pedala 180 e corre 42.

“Participei pela primeira em 2016. Foi minha terceira prova de triatlo, e eu ainda era bem imaturo. Foi sofrido, mas consegui fazer”. Ele ainda participou de mais duas provas de Ironman, em 2018 e 2021. Nessa última, além do momento esportivo, houve ainda um momento romântico. “Depois de completar a prova, pedi a Gracci em noivado”. 

Próximas provas

Depois do Mundial na Eslováquia, Jackson já tem mais duas competições agendadas: o Triathlon do Exército, que será realizada no dia 28 de agosto, em Vila Velha, e será também a 3ª Etapa do Campeonato Capixaba; e o Campeonato Brasileiro de Triathlon Longa Distância, no dia 18 de setembro, em Porto Seguro- BA, valendo vaga para o Campeonato Mundial de 2023, que será disputado na Espanha.

Redes sociais

Quem quiser conhecer mais da rotina de treinos e competições de Jackson pode segui-lo no Instagram. O endereço é www.instagram.com/jacksonnmartins/.

Fonte: Redação FMZ – [email protected]

Veja também

Imagem do WhatsApp de 2024-12-26 à(s) 11.10.02_3b1a4e35

Seminarista de Marechal Floriano será ordenado diácono na Catedral Metropolitana de Vitória

Conteúdo patrocinado / Foto: PMMF

Servidores da educação de Marechal Floriano receberam abono salarial de R$ 2 mil

WhatsApp Image 2024-12-20 at 12.18.12

O Governo do Estado destina 13 milhões para revitalizar a Rota dos Lagos, promovendo o desenvolvimento econômico de Venda Nova do Imigrante e Castelo

1110821-tanrg_abr_04032018_7161_1

Ator Ney Latorraca morre aos 80 anos no Rio de Janeiro

49690

Avião com 67 pessoas a bordo cai no Cazaquistão

horta na cidade

Uma fazenda no coração da cidade

programa agrinho

A educação que semeia sonhos e transforma o campo capixaba

ovos com data de validade

Ovos deverão ter data de validade na casca em 2025