Projeto Gota de Vida realiza pesquisa sobre cultura da doação de sangue e medula óssea

Publicado em 29/06/2022 às 14:28

Compartilhe

Projeto-Gota-de-Vida-realiza-pesquisa-sobre-cultura-da-doacao-de-sangue-e-medula-ossea

O projeto Gota de Vida, do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), desenvolveu uma importante pesquisa sobre a cultura de doação de sangue e de medula óssea no Brasil. O objetivo é compreender os hábitos da população no que se refere à doação de sangue e de medula óssea. 

Toda a população pode participar do estudo e responder o formulário, sendo pessoa doadora ou não de sangue e medula óssea, por meio do link https://bit.ly/pesquisa-gotadevida 

O resultado obtido vai colaborar para a construção de projetos que visam a fomentar a cultura da doação, assim como o Gota de Vida. O formulário é anônimo e leva poucos minutos para ser concluído.

Visitas aos hemocentros regionais 

A equipe do projeto Gota de Vida tem visitado os Hemocentros Regionais de Colatina, Linhares e São Mateus, além da realização de pesquisa com os doadores e as doadoras no Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), em Vitória. 

O objetivo é entender e traçar o perfil de quem doa sangue ou se cadastra para ser um possível doador de medula óssea no Estado, já que são potenciais usuários e usuárias da plataforma Gota de Vida. 

Os entrevistados e as entrevistadas que demonstraram interesse puderam testar o aplicativo em primeira mão para, posteriormente, responder as perguntas sobre a experiência. 

Após a fase de testes, entrevistas e da pesquisa via formulário, a equipe desenvolvedora vai realizar adequações na plataforma, se necessárias, para o lançamento no segundo semestre deste ano.

Gota de Vida 

O Gota de Vida é uma plataforma digital desenvolvida pelo ICEPi, com o objetivo de impulsionar as doações de sangue e o cadastro para possíveis doadores de medula óssea, além de fidelizar esses usuários. 

Criado em parceria com o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), a equipe desenvolvedora é formada por Ezequiel Demetras Silva, Fábio Daniel Mazioli Alvarenga e Giulyana Mazioli Alvarenga, e coordenada por Murillo Birchler Xavier e Rafael Duarte Oliveira. 

De acordo com a equipe, os testes começaram em junho e será por meio do celular que o cidadão poderá acessar as informações sobre como e onde doar, além de outras funcionalidades. 

O gerente de Inovação do ICEPi, Daniel Henrique Rezende Carvalho, ressaltou a importância de iniciativas como o “Gota de Vida” para a gestão pública. “Espero que a ferramenta estimule a doação de sangue e a ampliação do cadastro de doadores de medula óssea e assim a Secretaria da Saúde (Sesa) consiga manter os bancos de sangue em níveis adequados”, pontuou.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Veja também

estragos-manifestacao_mcamgo_abr_090120231818-26_0

Anielle e Lula expressam pesar pelas mortes no acidente na Serra da Barriga

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China