ICEPi auxilia gestores municipais de saúde na organização de serviços do SUS à população
Publicado em 10/06/2022 às 15:49
Há três meses em atividade, o projeto Apoio Institucional, desenvolvido pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), tem apresentado importantes resultados ao fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) capixaba. A iniciativa, que faz parte do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS), atua por uma estratégia de gestão compartilhada, apoiando e qualificando os processos de trabalho em parcerias com gestores e trabalhadores dos municípios.
Os apoiadores institucionais vão a campo para acompanhar os gestores na organização dos fluxos de acesso da Rede de Atenção e Vigilância em Saúde (Ravs). Dos 78 municípios, 51 já receberam visitas das equipes que compõem o projeto. Com isso, é possível conhecer a realidade do local, além de propor melhorias na organização dos serviços de saúde.
Um dos trabalhos realizados foi a indução do acolhimento e classificação de risco nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que propicia ampliação do acesso da população aos serviços do SUS capixaba.
A coordenadora do projeto, Maria Fernanda Moratori Alves, explica que, a partir dos pontos observados nos municípios, ações e propostas já estão sendo planejadas para a melhoria com os gestores e profissionais de saúde.
“Precisamos qualificar os serviços de saúde e essa é a proposta do Apoio Institucional, assim como fortalecer a Rede de Atenção Vigilância em Saúde como um todo, com foco na ampliação do acesso dos usuários aos serviços de saúde com qualidade e maior resolutividade no cuidado ofertado à população”, explicou a coordenadora.
Apoio Institucional
O projeto Apoio Institucional abrange a qualificação dos processos de gestão, atuando por uma estratégia de gestão compartilhada, apoiando e qualificando os processos de trabalho em parcerias com gestores e trabalhadores dos municípios.
E as secretarias municipais de saúde estão diretamente envolvidas neste trabalho, em especial as áreas responsáveis pela Atenção Primária, Educação Permanente em Saúde, Atenção Ambulatorial Especializada e Vigilância em Saúde, com a finalidade de fortalecer as ações do provimento de profissionais e residências em saúde do Programa Qualifica-APS, da Política Estadual de APS, Autorregulação Formativa Territorial (ARFT) e da integração dos serviços na Rede de Atenção e Vigilância em Saúde (RAVS).
A equipe é composta por seis articuladores centrais que atuam no Núcleo Especial de Atenção Primária (NEAPRI), da Secretaria da Saúde, quatro supervisores regionais e quatorze apoiadores institucionais, divididos nos territórios das Superintendências Regionais de Saúde Norte, Central, Metropolitana e Sul.
Fonte: Governo ES