Estado prorroga campanhas de Influenza e Sarampo até 30 de julho

Publicado em 05/06/2022 às 11:24

Compartilhe

vacinacao-de-sarampo-e-influenza

Como estratégia para ampliar as coberturas vacinais para a 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e a 8ª Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo, a Secretaria da Saúde (Sesa) prorrogou até o próximo 30 de julho o encerramento de ambas as campanhas.

A finalização das campanhas estava prevista para esta sexta-feira (03), mas os capixabas dos grupos prioritários terão mais de 50 dias para se proteger e garantir a meta preconizada pelo Ministério da Saúde. A imunização ocorre em mais de 700 salas de vacinação em todo Estado.

A prorrogação da data foi encaminhada por meio de Nota Técnica Nº 17/2022 aos municípios capixabas, nesta quinta-feira (02). O objetivo é, de acordo com o Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis da Sesa, ampliar os esforços para o desenvolvimento de estratégias que visem a melhorar o desempenho da vacinação da população-alvo da campanha, na perspectiva de alcançar as metas preconizadas de coberturas vacinais.

Fazem parte dos públicos-prioritários para a Influenza crianças de 6 meses a menores de 5 anos; idosos; gestantes; puérperas; trabalhadores da saúde; indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário Passageiros Urbano e de Longo Curso; trabalhadores portuários; Forças de Segurança e Salvamento; Forças Armadas; funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas; e pessoas em situação de rua.

Para a campanha contra o sarampo, os grupos a serem imunizados são crianças de seis meses a menores de cinco anos e trabalhadores da saúde.

Coberturas vacinais

Até o momento, a cobertura vacinal dos grupos com meta preconizada pelo Ministério da Saúde, de 90%, é: 56,10% para idosos; 47,27% para trabalhadores da saúde; 22,18% para gestantes; 12,46% para puérperas; 36,83% para crianças de 6 meses a menores de 5 anos; 10,68% para professores; e 31,83% para população Indígena.

Para Sarampo, com meta preconizada de 95%, a cobertura atual no Estado para crianças de 6 meses a menores de 5 anos é de 33,04%.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Veja também

WhatsApp Image 2024-11-25 at 11.36.26

Governo do Estado beneficia 29 municípios com entrega de 35 equipamentos agrícolas

estragos-manifestacao_mcamgo_abr_090120231818-26_0

Anielle e Lula expressam pesar pelas mortes no acidente na Serra da Barriga

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024