Operação interdita loteamentos irregulares e identifica desmatamento em Domingos Martins
Publicado em 14/05/2022 às 11:14
Texto: Julio Huber / Fotos: Polícia Militar Ambiental
Domingos Martins
Após diversas denúncias e reclamações de moradores da Região Serrana do Estado sobre desmatamentos e loteamentos irregulares, ontem (13) foi executada a “Operação Curupira”, que identificou áreas de desmates e construção de loteamentos sem as devidas autorizações.
A ação contou com 23 policiais do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), além de fiscais e servidores do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) e da Secretaria Municipal de Planejamento de Domingos Martins.
A Operação Curupira foi realizada nas localidades de Biriricas, Centro e Santa Teresinha, todas em Domingos Martins. Após denúncias de loteamentos irregular es sendo construídos, foi planejada a operação, que resultou em duas barragens e 44 platôs embargados, sendo que 35 estavam sem construção e nove com construção. A maior interdição ocorreu em Santa Teresinha.
Os embargos foram realizados por falta de autorização ou em desacordo com as licenças ambientais dos órgãos responsáveis. Também foram confeccionados Termos Circunstanciados referentes a 18 platôs também em desacordo com a legislação. Em um dos terrenos denunciados, uma máquina retroescavadeira foi encontrada no local, mas não estava sendo utilizada no momento.
O subcomandante do BPMA, o major Wanderson Machado Luchi, ressaltou a importância da operação realizada. “O objetivo principal da Operação Curupira é a proteção da Mata Atlântica na região de montanhas capixabas. Como consequência do desenvolvimento urbano e turístico na região, a especulação imobiliária tem exercido uma forte pressão sobre a preservação do meio ambiente. Então, a operação visou coibir desmatamento e parcelamentos irregulares de solo para salvaguardar a Mata Atlântica. O Curupira é um personagem folclórico brasileiro, que era o protetor das matas, e então, nós hoje somos os protetores das matas” frisou.
O major informou que o BPMA continuará intensificando a fiscalização ambiental, de modo a contribuir para um meio ambiente ecologicamente equilibrado e no bem estar das pessoas. O cidadão pode realizar denúncia anônima de crimes ambientais através do número 181, ou pelo site (https:/disquedenuncia181.es.gov.br). Além do major Wanderson Machado Luchi, estiveram presentes o comandante da 1ª Companhia do BPMA, o capitão Francisco Alves da Vitória; o comandante do Comando de Operações Táticas em Mata Atlântica (COTAMA), o 2° tenente Luciano Baleeiro Pereira e o comandante do Destacamento do BPMA de Domingos Martins, o subtenente Ricardo Antônio de Freitas.