NOSSO DIREITO

Nosso Direito

Ainda há esperança

Publicado em 16/03/2022 às 09:04

Compartilhe

Colunas-Montanhas capixabas-Nossos_direitos

Recentemente participei de audiência de tentativa de conciliação em processo de adoção.

O caso era o seguinte. Casal recebeu criança de dezoito meses de idade de mãe biológica que, sem saber quem era o pai, já que havia se relacionado com vários homens, também não desejava o recém-nascido. Deixo claro, desde já, que a irresponsabilidade não é só feminina, mas também masculina na hora das relações sexuais, pois muitos homens também se relacionam com várias mulheres sem tomarem os devidos cuidados.

O casal que desejava adotar a hoje adolescente, e que cuida dela há mais de treze anos, compareceu a audiência, assim como o pai registral. A mãe biológica não foi encontrada. Enquanto o outro defensor chegava, já que a Defensoria estaria assistindo os autores e o réu, conversei separadamente com os requerentes desejosos da adoção e com a adolescente, explicando do que se tratava o processo, passo a passo, o que significava aquele ato que estava por acontecer, e as suas implicações, assim como os próximos passos do processo.

Parabenizei o casal pela iniciativa, pois demanda muita coragem assumir responsabilidades neste mundo tão líquido e descartável em que vivemos atualmente. Já com relação à adolescente, deixei-a a vontade, frisando que ali o que interessava era o melhor para ela, um dos princípios basilares do Estatuto da Criança e do Adolescente, que coloca criança e adolescente como prioridades absolutas de nossa sociedade.

O magistrado começou a audiência, ouviu o casal, a adolescente e o seu pai registral, determinando um prazo para que a mãe biológica apareça no processo, sob pena de a defesa ser feita pela Defensoria, com o processo sendo a ele devolvido para decidir.

Fiquei arrepiado quando a requerente ficou emocionada quando disse certeza de que queria ser a mãe da adolescente quando a mesma a chamou de mãe. O requente também demonstrava muito carinho pela menor.

Até hoje, os processos de direito de família são os que mais têm tocado o meu coração, tendo a certeza de que estou presenciando e buscando contribuir para uma melhora nas relações afetivas em nossa sociedade.

Veja também

chatgpt

Polícia de Londres realiza explosão controlada de pacote suspeito na Embaixada dos EUA

Hacker cracking the binary code data security

Os 5 principais navegadores antidetecção para 2025

capa

Como gravar áudio do YouTube?

capa

Disco rígido externo não aparece no Windows 10 (dicas de 2024)

capa

Pé de jambo em Santa Isabel é declarado Patrimônio Histórico Ambiental de Domingos Martins

11042023-pzzb9243

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

ponte

Terceira Ponte será parcialmente interditada neste sábado (23) para Corrida das luzes

Close-up of mosquito sucking blood from human arm.

Dia Nacional de Combate à Dengue: uma luta de todos

Últimos artigos de Nosso Direito

Registro Civil de Pessoas Naturais: em que ele está presente no dia a dia

Normas tributárias em vigor equivalem a um livro de 166 milhões de páginas

Inventário: preservando o legado e organizando o patrimônio

Assédio moral no ambiente de trabalho: como identificar e como a lei trabalhista se posiciona

Defensoria Pública, inventário: um atendimento que virou três