Prefeitura de Domingos Martins intensifica combate ao mosquito Aedes aegypt
Publicado em 28/02/2022 às 14:33
Texto: Sidney Dalvi / Fotos: Divulgação
A Vigilância em Saúde de Domingos Martins, através da Secretaria de Saúde do município, vem intensificando neste mês de fevereiro os trabalhos para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypt, transmissor de algumas doenças como, a dengue, zika e chikungunya.
De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o verão no Espírito Santo possui características de muitas chuvas, o que pode fazer com que se acumule água em locais indevidos, algo que se torna um prato cheio para a proliferação do mosquito.
Assim, os agentes de Vigilância Ambiental do município passaram a visitar mais casas, terrenos baldios e locais que com maior incidência de acúmulo de água, fazendo um trabalho de prevenção e de orientação com as comunidades locais.
De acordo com Luciana de Souza Rocha, agente de endemias, “os próprios moradores e proprietários de terrenos e quintais podem fazer a sua parte para evitar os focos dos ovos do mosquito, cujo ciclo até chegar a fase de larva, leva cerca de sete dias”, orientou.
Portanto, “supervisionar a caixa d´água, sacudir lonas e mantê-las viradas para baixo, além de observar os vasos de plantas, são pequenas ações que ajudam no combate ao mosquito”, finalizou a gerente em Saúde do município, Silvana Rosa.