Rio Jucu continua a receber lixos em Marechal Floriano
Publicado em 27/02/2022 às 11:22
Texto e Foto: Roberly Pereira
Marechal Floriano
Mesmo existindo uma coleta diária de lixo em Marechal Floriano, muitos moradores ainda preferem o descarte de forma errada, que é derramar o que há nas lixeiras particulares no leito do Rio Braço Sul do Jucu. Os incentivos aos moradores de agir corretamente são diários, mas a desobediência continua e é total.
O secretário de Obras e Serviços Urbanos de Marechal Floriano, Antonio Malini, atual responsável pelo serviço de coleta e transporte do material já em desuso, afirma que várias campanhas já foram às ruas da cidade, contudo, o lixo ainda vai para a correnteza do Braço Sul, e parte dos restos bóia e para no local denominado pela população por Poço Fundo.
“Na manhã deste domingo (27), a quantidade de restos aparentes boiando nas águas do Braço Sul, no trecho conhecido por Poço Fundo, é vergonhosa, já que muitas pessoas não corrigem esse lado de vida, que é utilizar as lixeiras para que os caminhões recolham diariamente”, afirma o secretário.
O prefeito Cacau Lorenzoni comenta que não é por falta de transporte que o lixo é descartado no leito do Braço Sul. “Gostaríamos apenas que as pessoas atendessem o nosso pedido e pusessem as sobras que não são aproveitáveis nas lixeiras que os caminhões recolhem todas as tardes”.
Alguns moradores que agem corretamente descartando os restos em sacolas e a seguir as encaminham às lixeiras, acham um absurdo atirar as sujeiras no leito do manancial, cujas águas servem a população, após passar pelo tratamento. O aposentado Ernani Nalesso é uma das pessoas. “Só descartamos os retos no local adequado”.