Transporte escolar retorna após 13 dias do início das aulas em Santa Maria de Jetibá

Publicado em 17/02/2022 às 16:25

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Texto: Edézio Peterle / Foto: Julio Huber

O começo do ano letivo foi conturbado para mais de 4 mil alunos do município de Santa Maria de Jetibá que dependem do transporte municipal para chegar até as escolas. Os veículos escolares retomaram suas rotas na última terça-feira (15), 13 dias após o início das aulas que ocorreu no dia 3 de fevereiro.

No município, 4.350 alunos são usuários de transporte escolar, sendo 2.302 da Rede Estadual (de sete escolas estaduais) e 2.048 da Rede Municipal (de 27 escolas municipais), além de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Para os estudantes que dependem da condução e seus familiares, as duas primeiras semanas de aula foram de expectativa e de angústia, principalmente pela perda do conteúdo pedagógico que a ausência às aulas acarretou. O atraso na volta do transporte escolar foi devido a problemas no processo de licitação organizado pela Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria de Jetibá.

Uma moradora da Vila dos Italianos, que pediu para não ser identificada, têm filhos que estudam na Escola Graça Aranha, no centro da cidade. A principal preocupação da mãe são as faltas nesses primeiros dias. “É uma dúvida: vai ter ou não as faltas? Será justificada? Já pensou se as faltas estiverem lá, sendo que não é culpa deles?”, pergunta.

“O que eu questionei foi o seguinte: a gente, como pais, tem que se preparar para a volta as aulas, com caderno e mochila. Mesmo sem ter condições, nunca apareceu crianças sem material na escola por falta de tempo de comprar. Como a Prefeitura não viu que as aulas estavam para voltar?”, questiona a mãe.

A mesma indignação e preocupação são compartilhadas por outra mãe, que preferiu não se identificar, com sua filha de 15 anos. A família mora a cerca de quatro quilômetros da Escola Graça Aranha. Ela chegou a levar a filha no primeiro dia de aula, mas devido à rotina do trabalho e o atual valor do combustível, não foi possível continuar. “As faltas foram ‘justificadas’, porém justificativa não repõe as matérias. É uma falha gravíssima da Prefeitura de não ter providenciado tudo no tempo certo. Você paga impostos altíssimos e ainda ficar sem nossos direitos é muito complicado”, desabafou.

Problemas na licitação

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria de Jetibá informou que realizou o processo licitatório para a contratação de empresa para o transporte escolar municpal. “Apenas uma empresa participou da licitação, pegou todos os lotes e posteriormente foi desclassificada em virtude de documentação, restando assim, declarado fracassado o processo licitatório. Diante da situação, foi feita a Contratação Emergencial do serviço. E o serviço de Transporte Escolar já foi normalizado e está funcionando de forma integral desde o dia 15/02”, diz a nota.

Já sobre a perda do conteúdo pedagógico dos alunos que não tiveram condições de participar dos primeiros dias de aula, a Administração Municipal informou que será oferecido reforço escolar. “Eventuais prejuízos suportados pelos alunos serão devidamente supridos através de programa de reforço escolar que vem sendo desenvolvido pela Secedu, programa esse que tem objetivo de proporcionar melhor aprendizado dos alunos tendo em vista perda pedagógica durante período de pandemia.

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