Arte, Crônicas e Poesia
Voar
Publicado em 14/02/2022 às 09:27
A vida toda vida buscamos algo ou alguém para nos fazer felizes, a opinião e olhar do outro acaba sendo o termômetro das próprias emoções, quando crianças, ao sair do casulo familiar, temos o anseio do reconhecimento dos colegas na escola, quando jovens o reconhecimento almejado passa ser à atenção do ser amado, quando adultos o reconhecimento que move é do sucesso perante aos pares.
Infelizmente, a vida não é roteirizada como nos filmes em que os finais costumam ser felizes, aliás, teremos muito mais adversidades do que felicidade no decorrer da vida. Arthur Schopenhauer, ao falar sobre a vida de modo categórico afirmou “viver é sofrer”. Certamente uma visão bem pragmática da vida.
O sofrimento está justamente na constatação que o outro não está nem aí para sua vida e muito menos para os seus sentimentos. Quando criança, na escola aprende que o mimo filial é substituído pelas regras institucionais, quando jovem aprende que a indiferença do ser amado é maior que à atenção e quando adulto aprende que fracasso vem mais que o sucesso.
O que aprendemos com tudo isso? Não coloque sua vida ao jugo dos demais, pois certamente irá sofrer excessivamente. E saiba que no meio da jornada poderá ser feliz, desde que o quanto antes volte o teu olhar para si mesmo, buscando diariamente entender a si próprio e seu papel no mundo.
Será feliz o tempo todo? Não, justamente o contraste de fatos que permite constatar a felicidade. A felicidade é o instante em que constata que não importa a turbulência que esteja passando agora, apenas saiba que no voo da vida o mais importante é o destino para onde está indo.
Este espaço é dedicado a todos os escritores, fotógrafos, pintores, escultores e artistas da região das montanhas capixabas.
Caso tenha vc tenha interesse em publicar seu trabalho aqui, favor enviar seu material, com o assunto “Coluna Arte nas Montanhas”, para: [email protected]