Sebrae/ES amplia atendimentos para o turismo de experiência
Publicado em 13/02/2022 às 12:07
O turismo no Espírito Santo está ganhando um novo formato. A experiência dos visitantes está sendo uma prioridade nos empreendimentos. Atualmente 21 empreendimentos já foram atendidos pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) com consultorias focadas no turismo de experiência e tiveram seus produtos lançados em 2021. Este serviço será ampliado a partir de um convênio assinado com o Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo.
“Esta parceria irá possibilitar a formatação de 60 novos produtos de experiência turística, preparando esses equipamentos para venderem história e agregar valor ao turismo que já é oferecido, além de ampliar a capacidade da oferta turística destes empreendimentos, promovendo a melhoria da competitividade dos nossos empreendimentos. Vale destacar ainda que o turismo de experiência ajuda a valorizar ainda mais o produto e a cultura capixaba” ressalta o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.
Em Venda Nova do Imigrante, a cervejaria Fatto a Mano entendeu a importância dessa nova visão e depois de receber capacitações do Sebrae/ES mudou a maneira de receber os clientes.
“Nós nos capacitamos e elaboramos uma forma de atender o turista, promovendo uma experiência marcante na vida dele. Passamos por um processo de mudança da nossa visão de abordagem desses visitantes e entendemos que eles têm que viver algo importante para que ele grave essa experiência na memória, tenha interesse em voltar e queira indicar o destino a outras pessoas”, destaca o dono da cervejaria, Thiago Brum Pinheiro.
Ao todo, o Espírito Santo terá 81 empreendimentos capacitados para o turismo de experiência nas dez regiões do Estado. Serão priorizados neste trabalho empreendimentos como cafés especiais, cervejarias artesanais, agroturismo, aldeias indígenas e quilombos, observação de aves e turismo religioso.
“Quando estamos bem preparados, conseguimos receber bem os turistas, e para nós é muito bom que a gente possa ter os empreendedores capacitados e organizados para que a gente tenha condições de fazer com que o turismo seja cada vez mais um instrumento da geração de oportunidade, emprego e renda para todos os capixabas”, disse o governador Renato Casagrande.
Fonte: Assessoria Sebrae/ES