Agroindústrias de Marechal Floriano agora podem comercializar seus produtos em todo o Estado
Publicado em 18/01/2022 às 10:55
Texto: Juliano Rangel / Fotos: Divulgação
As agroindústrias de Marechal Floriano receberam um grande incentivo, no último mês de dezembro, com a entrega da primeira equivalência ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES) no município. Com a iniciativa, as agroindústrias participantes podem comercializar seus produtos em todo o Estado.
O projeto que é voltado para as agroindústrias registradas no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que hoje conta com quatro empresas do agro cadastradas no município, promoveu, no último mês de dezembro, a entrega da primeira equivalência para a Piscicultura Evald, que fica localizada no distrito de Santa Maria.
O secretário municipal de Agricultura, Sérgio Stein, destaca o impulso que as produções locais ganham ao receber o registro. “A regularização das agroindústrias é importante, pois abre o mercado aos pequenos produtores, gerando renda e desenvolvimento para a região. Além disso, proporciona produtos seguros e de qualidade para a população”, enfatiza Sérgio.
Ele também frisa que o processo de adesão, mesmo que recente, já conta com novas agroindústrias interessadas. “Uma agroindústria está em processo de adequação para obter a equivalência, mas a meta para o decorrer de 2022 é dobrar o número de agroindústrias com registro no SIM para então aumentar as empresas do agro com o Susaf/ES”, adiantou secretário.
No Estado, o Susaf tem como objetivo promover a equivalência entre os Serviços de Inspeção Municipais (SIM) e o estadual (Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte – Siapp). Além de Marechal Floriano, outros nove municípios já aderiram voluntariamente o sistema. São eles: Venda Nova do Imigrante; Domingos Martins; Santa Maria de Jetibá; Castelo; Guarapari; Linhares; Cariacica; Cachoeiro de Itapemirim e Viana.
Ampliar o mercado e mais apoio
Proprietário da Piscicultura Evald, Rafael Evald já tem o planejamento traçado para atender outros munícipios depois de ter recebido a equivalência. “Iremos entregar para os municípios de Domingos Martins, na região da grande Vitória e adjacências, Venda Nova do Imigrante, Afonso Cláudio, Guarapari e os que conseguirmos conquistar no mercado”, explica Rafael.
Trabalhando com a comercialização de tilápias, ele enfatiza quais os objetivos com essa ampliação do mercado. “Queremos aumentar os volumes de entregas, podendo ampliar as vendas, buscando novos clientes em outros municípios, e com isso teremos a oportunidade de gerar novos empregos e melhorar o faturamento da empresa”, espera o proprietário da piscicultura.
Se Rafael já vê o futuro com entusiasmo, o secretário municipal da Agricultura, Sérgio Stein, enfatiza os objetivos da pasta para 2022. “A Secretaria prevê a realização de palestras, oficinas e cursos práticos voltados para a produção destes produtos (como linguiças, defumados, queijos) no decorrer de 2022. Nossa equipe técnica está realizando o atendimento de produtores desde a fase inicial de construção dos empreendimentos, até mesmo com visita prévia ao local, além de esclarecer todas as dúvidas relacionadas a este tipo de produção”, resumiu o secretário.
Como obter a equivalência do Susaf/ES em Marechal Floriano?
As agroindústrias que trabalham com produtos de origem animal, como: produtos cárneos embutidos, produtos lácteos (iogurtes, queijos etc.), produtos de pescado, mel e ovos, devem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura e solicitar o registro da agroindústria.
Após a solicitação, a equipe técnica do SIM dará as instruções necessárias acerca da fabricação de produtos com qualidade higiênico-sanitária, incluindo os princípios das boas práticas de fabricação e qualidade da matéria-prima.
Estando tudo em conformidade, a agroindústria recebe a certificação do SIM, podendo comercializar seu produto legalmente e em qualquer ponto do comércio de Marechal Floriano. Caso receba o SUSAF/ES, a mesma poderá vender seus produtos em qualquer ponto comercial do Estado.
Secretário municipal de Agricultura, Sérgio Stein, adianta que os interessados em obter o registro no SIM devem procurar a Sede da Secretaria, localizada no Centro de Agronegócios, no km 01 da Rodovia ES-146, ao lado do Posto do Café, em Santa Maria de Marechal. Também é possível solicitar clicando aqui.