Arte, Crônicas e Poesia
Auto afastamento
Publicado em 13/12/2021 às 14:47
Por que muitos questionam a vida,Deus e os outros indivíduos, mas poucos questionam a si próprios?
O olhar para si é o que menos fazem hodiernamente, nisso encontramos um paradoxo existencial profundo, a busca constante da satisfação do ego e a ignorância completa do mesmo.Não é novidade a cultura ao hedonismo cada vez mais exacerbada na sociedade, o culto ao prazer e liberdade desregrada.
Atualmente está cada vez mais gritante e retumbante a questão das pessoas que desconhecem seus próprios erros, não assumem as consequências das suas ações. Vagam pela vida sendo juízes rigorosos do próximo e negligente dos próprios atos, no que podemos chamar de auto afastamento.
E agindo assim o indivíduo passa pela vida como uma folha seca ao sabor dos ventos, como brilhantemente afirmou Sêneca: “Raros são aqueles que decidem após madura reflexão; os outros andam ao sabor das ondas e longe de se conduzirem deixam-se levar pelos primeiros”.
A tomada de consciência sobre si é um processo demorado e não isento de dor, mister que seja iniciado sem demora pois a vida não tem paciência e clemência com nossos erros, e cobra ainda mais caro por nossas omissões.
Acorda-te para a vida!
—————————————————————————-
Este espaço é dedicado a todos os escritores, fotógrafos, pintores, escultores e artistas da região das montanhas capixabas.
Caso você tenha interesse em publicar seu trabalho aqui, favor enviar seu material, com o assunto “Coluna Arte nas Montanhas”, para: [email protected]