Sesa participa de curso de rastreamento e monitoramento de contatos da Covid-19 em Brasília
Publicado em 05/12/2021 às 11:43
A convite da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, os profissionais da Secretaria da Saúde (Sesa), ligados à vigilância epidemiológica, estão em Brasília-DF, para participar do curso “Formação de multiplicadores da estratégia de Rastreamento e Monitoramento de contatos da Covid-19” e do Plano Nacional de Expansão da Testagem. O evento, que teve início nessa quarta-feira (1º), estende-se até esta sexta-feira (03).
Com objetivo de discutir o Plano Nacional de Expansão da Testagem e o fortalecimento no monitoramento de contatos, os profissionais têm contato com referências nacionais no enfrentamento à Covid-19, além de receber atualizações metodológicas realizadas por técnicos do Ministério da Saúde. Têm ainda a possibilidade de compartilhar as experiências capixabas.
“É muito bom poder nos reunirmos com referências nacionais e de demais estados. Com as apresentações e discussões, percebemos o quanto o Governo do Espírito Santo está à frente na ampliação da testagem em nosso território, assim como nas demais estratégias que estão sendo desenvolvidas no enfrentamento à Covid-19”, destacou a chefe do Núcleo Especial de Vigilância Epidemiológica da Sesa, Eida Gonsalves.
Ela disse ainda o curso visa a capacitar os profissionais para serem multiplicadores das estratégias quanto ao rastreamento e monitoramento de contatos nos demais municípios do Estado. “E teremos como objetivo também, ao final do curso, estruturar capacitações nas regionais de saúde para passarmos os conhecimentos e as atualizações que nos foram apresentadas, levando-as, assim, a todas as referências epidemiológicas municipais”.
Participam do curso os profissionais que atuam na Sala de Situação da Sesa para a Covid-19, Lesliane de Amorim, Aline Zamprogno e Cristiano Soares, e a coordenadora do Núcleo de Vigilância em Saúde da Regional Metropolitana e referência da Covid-19 da Regional, Gabriela Seidel.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa