OCDE alerta para aumento da inflação por conta da variante Ômicron

Publicado em 01/12/2021 às 14:21

Compartilhe

107495


source
OCDE alerta para aumento da inflação por conta da variante Ômicron
Fernanda Capelli

OCDE alerta para aumento da inflação por conta da variante Ômicron

O surgimento da nova variante sul-africana Ômicron pode agravar falhas no suprimento de peças, pressionar a inflação e pôr o freio na retomada econômica global. O alerta consta em relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolimento Econômico (OCDE), que reúne alguns dos países mais ricos do mundo, divulgado nesta quarta.

A nova variante traz incerteza devido ao receio de que medidas restritivas, que comprometem o aquecimento das economias locais, voltem com força.

Segundo o órgão, a política prioritária deve ser uma ação coordenada para garantir acesso a vacinas contra a Covid-19 em escala global que, além de evitar o surgimento de novas cepas, facilitaria a retomada das atividades econômicas.

O comprometimento com um programa de vacinação global poderia, de acordo com a OCDE, ajudar a enfrentar alguns gargalos, como o desabastecimento de peças para a indústria, por dar novo vigor a empresas e impedir novos fechamentos de fronteiras.

“Manter a recuperação forte e nos trilhos implica lidar com um número de desequilíbrios mas, acima de tudo, significa gerenciar a crise sanitária por meio de uma melhor coordenação internacional, melhorando sistemas de saúde e significativamente intensificar programas de vacinação pelo mundo”, afirma Mathias Cormann, secretário-geral da OCDE.

Leia Também

No Brasil, energia pressiona inflação

O cenário instável levou a OCDE a aumentar previsões de inflação para países do G-20, bloco que reúne as 20 maiores economias do planeta, de 3,9%, no relatório divulgado em setembro, para 4,4%. O movimento de correção das expectativas para a inflação vem levando bancos centrais de várias nações a elevarem os juros.

No Brasil, os principais fatores que pressionam a inflação, elencados no documento, são o aumento no preço das commodities e o crescimento de custos logísticos e de transporte, que já levam empresas a pensarem em alternativas aos contêineres. O texto não cita previsões de inflação para o Brasil.

No cenário interno, o relatório menciona como pressões as altas tarifas energéticas, decorrente da crise hídrica, e o consumo reprimido, que leva a uma inflação de demanda, principalmente no setor de serviços.

Para conter a inflação, o órgão aponta o aperto da política monetária, a aprovação de reformas fiscais, que aumentariam a confiança do mercado no governo para manter as finanças sustentáveis.

Veja também

concelho tutelar marechal floriano

Conselho Tutelar de Marechal Floriano abre inscrições para vaga de suplente

Imagem do WhatsApp de 2024-11-06 à(s) 15.00.12_cdca67b3

Sebrae promove oficinas gratuitas voltadas ao turismo nas montanhas

Screenshot 2024-11-06 at 13-37-42 Entenda por que dólar juros futuros e bitcoin dispararam depois da vitória de Donald Trump Economia G1

Saiba por que o dólar, os juros futuros e o bitcoin subiram após a vitória de Donald Trump

db55979c-d4e5-47f1-88b2-4ee6e919a468

Brasil e Peru firmam acordo para a abertura de mercado entre as nações

STORY INSTAGRAM - NOVO.png 3.png MEIO.png TOPO

Descubra o Mundo Danone: Ofertas e descontos que promovem um estilo de vida saudável

29f96olnvqzd23nks6h904s3z

Lula felicita Trump após apoiar Kamala: “A democracia deve ser respeitada”

palacio-anchieta-helio-filho-secom

Espírito Santo recebe Nota A+ em Capacidade de Pagamento e Qualidade da Informação Contábil

Formacao-20-09 (1) (1)

Festival Parque Aberto em homenagem à Consciência Negra