A atividade física contribui na qualidade de vida e na longevidade

Publicado em 28/11/2021 às 11:45

Compartilhe

A-atividade-fisica-contribui-na-qualidade-de-vida-e-na-longevidade

Popularmente, a saúde está relacionada a ter um corpo magro, já que a obesidade seria um sintoma de doença. Porém, em estudo recentemente publicado pela revista científica iScience, as atividades físicas são os indicadores para avaliar se a pessoa está saudável

O levantamento mostra que com riscos menores para as doenças cardiovasculares, problemas com a pressão arterial e diabetes, a prática regular de exercícios aumenta a longevidade e a estabilidade em relação a problemas de saúde. O estudo revela ainda que as pessoas que estão acima do peso tendem a diminuir os riscos das doenças citadas, e até mesmo a morte prematura, mais com a prática de atividades físicas do que com o emagrecimento feito com dietas.

Em entrevista ao portal R7, a endocrinologista Maria Edna de Melo, presidente do departamento de obesidade da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), ressalta que não se pode discutir sobre a necessidade de uma atividade física regular, e ainda comenta que “Os benefícios, independentemente da questão do peso, são inúmeros. Reduz mortalidade, melhora ansiedade, depressão, melhora até mesmo nosso comportamento alimentar. E os benefícios são de curto, médio e longo prazo. Tem estudos que mostram que pessoas com peso menor, sem gordura visceral, mas que não têm boa condição física, apresentam alta taxa de mortalidade. A atividade física acaba reduzindo o risco de doenças”.

O estudo indica que, no caso de pessoas obesas, o bom condicionamento físico, aliado à frequência de atividades, é mais indicado do que somente a perda de peso. O que significa que, fazer exercícios pode ser um catalisador da melhora dos índices de doenças como a diabetes, colesterol e pressão alta.

Além da liberação de endorfina, um hormônio que gera a sensação de prazer e bem-estar para o corpo, as atividades físicas trazem uma série de benefícios para o corpo e mente. Fortalecendo o sistema cardiovascular e a memória, a prática fomenta uma vida mais saudável e estável.

Nesse sentido, o uso de suplementos como a creatina deve ser focado nas orientações dos profissionais de educação física, de nutricionistas e, principalmente, de médicos como clínico geral, endocrinologista, cardiologista, entre outros, que, através de exames físicos e clínicos, poderão prescrever o melhor tratamento para uma vida saudável e longa.

Fonte: iStock

Veja também

leilao

Seger promove leilão on-line de veículos com lances a partir de R$ 6 mil

titulo digital

Título digital dispensa documento físico para votação

fisk

Alunos exploram inglês em visita à fábrica de biscoitos em Domingos Martins

2023-09-12-segurança-urna

Você sabe o que pode e o que não pode no dia das eleições?

O TSE desmentiu a notícia falsa de que o voto seria válido como prova de vida de aposentados

Votar não servirá como prova de vida para aposentados

urna

Confira as mudanças de local nas Seções Eleitorais de Marechal Floriano

2º Prêmio da Música Capixaba - Bruno Leão (992) (1)

Não perca tempo: últimos dias para votar nos semifinalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba

GIRONDA

Espírito Santo será um destino mais acessível e seguro com maior investimento em sinalização turística