Holanda analisa 61 casos suspeitos de nova variante

Publicado em 27/11/2021 às 11:20

Compartilhe

© Reuters/Evgenia Novozhenina/Direitos Reservados


A República Tcheca e a Alemanha anunciaram neste sábado (27) que investigam suspeitas de casos da nova variante do SARS-CoV-2, a Ômicron. Na Holanda, nesta manhã, chegaram por via aérea 61 pessoas com covid-19 vindas da África do Sul – país onde a cepa foi inicialmente detectada. Autoridades holandesas analisarão se estes passageiros estão infectados com a Ômicron.

Na sexta-feira (26) foi detectado, na Bélgica, o primeiro caso da nova variante em solo europeu – uma jovem adulta sem qualquer ligação com a África do Sul ou países da África Austral, mas que manifestou sintomas 11 dias depois de viajar entre a Turquia e o Egito.

Um dia depois, a República Tcheca e a Alemanha registam os primeiros casos suspeitos desta variante, também conhecida por B.1.1.529.

“Um laboratório está avaliando a possível descoberta de um espécime da variante Ômicron. Estamos aguardando confirmação ou refutação do caso”, informou neste sábado a porta-voz do Governo tcheco, Stepanka Cechova.

Segundo o Instituto Nacional de Saúde Pública da República Tcheca, o passageiro suspeito visitou a Namíbia.

A Alemanha avalia, ainda, o caso de um viajante vindo da África do Sul. Apesar de não ter se confirmado, o caso gerou alarde no governo alemão.

“A variante Ômicron provavelmente já está presente na Alemanha”, anunciou nesta manhã no Twitter Kai Klose. “Por causa dessa forte suspeita, essa pessoa está isolada em casa. A análise completa dos resultados ainda está em andamento”, disse o ministro.

Os testes realizados na noite de sexta-feira a um passageiro que chegou ao aeroporto de Frankfurt, oriundo da África do Sul, revelaram “várias mutações típicas do Omicron”, acrescentou.

Na Holanda, pelo menos 61 passageiros de dois voos da África do Sul testaram positivo para a covid-19 na chegada a Amsterdã. As autoridades sanitárias analisam se há entre os casos algum da nova variante Ômicron.

“Sabemos agora que 61 dos resultados [dos testes ao novo coronavírus] foram positivos e 531 negativos”, indicou a autoridade de saúde holandesa (GGD), acrescentando que os passageiros com teste positivo, que chegaram todos na sexta-feira, foram colocados em quarentena num hotel perto do aeroporto Schiphol, em Amsterdã.

Os que tiveram resultado negativo podem continuar viagem caso não residam na Holanda. Caso contrário, terão de ficar em isolamento profilático nas suas residências.

“Os testes positivos vão ser agora analisados para determinar o mais rápido possível se se trata da nova variante”, acrescentaram as autoridades sanitárias holandesas.

A nova variante do coronavírus, detectada pela primeira vez na África do Sul, é considerada “preocupante” pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Fonte: EBC Saúde

Veja também

Screenshot 2024-11-06 at 13-37-42 Entenda por que dólar juros futuros e bitcoin dispararam depois da vitória de Donald Trump Economia G1

Saiba por que o dólar, os juros futuros e o bitcoin subiram após a vitória de Donald Trump

db55979c-d4e5-47f1-88b2-4ee6e919a468

Brasil e Peru firmam acordo para a abertura de mercado entre as nações

STORY INSTAGRAM - NOVO.png 3.png MEIO.png TOPO

Descubra o Mundo Danone: Ofertas e descontos que promovem um estilo de vida saudável

29f96olnvqzd23nks6h904s3z

Lula felicita Trump após apoiar Kamala: “A democracia deve ser respeitada”

palacio-anchieta-helio-filho-secom

Espírito Santo recebe Nota A+ em Capacidade de Pagamento e Qualidade da Informação Contábil

Formacao-20-09 (1) (1)

Festival Parque Aberto em homenagem à Consciência Negra

Donald Trump

Donald Trump é eleito presidente dos Estados Unidos

coffee cup with coffee beans

Confira a classificação da primeira fase do Prêmio Cafés Especiais do Espírito Santo