Tribunal de Haia investiga Venezuela por crime contra humanidade

Publicado em 04/11/2021 às 15:20

Compartilhe

103448


source
Tribunal de Haia investiga Venezuela por crime contra humanidade
Reprodução

Tribunal de Haia investiga Venezuela por crime contra humanidade

Tribunal Penal Internacional (TPI) abriu uma investigação para verificar possíveis crimes contra a humanidade cometidos pelo governo da Venezuela ao reprimir com violência protestos em 2017 contra Nicolás Maduro, anunciou o procurador-chefe de Haia, Karim Khan, nesta quarta-feira (3).

O anúncio foi feito após uma visita de três dias a Caracas e firmou o memorando sobre o fim da análise preliminar local com Maduro. O documento ressalta que “o procurador do TPI determinou que existe uma legítima razão para abrir um inquérito para estabelecer a verdade em conformidade com o Estatuto de Roma”.

Maduro, por sua vez, confirmou que Khan “decidiu avançar para uma fase sucessiva para apurar a verdade” e disse que, como chefe de Estado, “respeita a decisão, mesmo que não a compartilhamos”.

Em entrevista à emissora local “Telesur”, o procurador-geral venezuelano, Tarek William Saab, definiu que o acordo com o TPI “é um sucesso para a nossa nação”.

Leia Também

“Esse memorando é uma vitória para as instituições democráticas venezuelanas em um organismo internacional com o qual trabalhamos em parceria. O procurador do TPI confia no sistema judiciário venezuelano e, no memorando, reconhece-se o esforço da Venezuela para fazer justiça”, acrescentou Saab.

A organização pelos direitos humanos Human Rights Watch (HRW) comemorou a decisão e afirmou que ela “oferece um caminho de justiça para as vítimas das atrocidades cometidas pelo governo de Nicolás Maduro”.

“O procurador do TPI tem o poder de processar aqueles que considerar responsáveis pelos mais graves crimes internacionais, e essa decisão deve ser um potente sinal de alarme não só para aqueles que cometeram os abusos ou os encobriram, mas também para os líderes militares e civis que sabiam ou deveriam saber o que estava acontecendo e não agiram”, afirmou o diretora para as Américas da HRW, José Miguel Vivanco.

A investigação preliminar do TPI foi iniciada em setembro de 2018 sob pedido de seis países. Essa foi a primeira vez que um grupo de nações entrou com um pedido conjunto de investigação sobre possíveis crimes de um governo nacional.

Fonte: IG Mundo

Veja também

Inclusao-Digital

Marechal Floriano inaugura Ponto de Inclusão Digital para acesso ao judiciário

noite-alema-1

Noite Alemã em Marechal Floriano terá gastronomia e encontro nacional de grupos de danças

Festa-do-Morango

Um banquete de sabores com morangos nas montanhas

200-celulares

Mais de 200 celulares são recuperados na primeira etapa do Projeto Recupera

aquaviario-es

Estado vai receber recursos para construção de cinco novas estações do Aquaviário

seminario-sesa

Sesa participa de Seminário Regional de Fortalecimento da Gestão e Participação Social das Ouvidorias do SUS

agroindustrias

Agroindústrias apostam em minimamente processados para alimentação escolar no Espírito Santo

chuva

Quando volta a chover? Forte frente fria avança no fim do mês