8º Festival Cine.Ema tem início, gratuito, com votação popular de melhor filme

Publicado em 14/09/2022 às 13:51

Compartilhe

Cine.Ema_

Com 15 filmes que abordam temáticas ambientais e de sustentabilidade, o Cine.Ema – Festival Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo chega a sua 8ª edição com duas mostras de cinema: Mostra Infantil Cine.Eminha, com 4 filmes, e Mostra Competitiva Cine.Ema, com 11 filmes que disputam o voto popular até o dia 25 deste mês. As mostras ficam disponíveis gratuitamente até 12 de outubro no site: www.cineema.com.br/mostras .

Clique aqui para assistir à mostra

Para votar, basta acessar o site, assistir aos filmes e clicar para votar no melhor filme. Só é permitido um voto por CPF. Logo abaixo (ou no site da Mostra), você confere as sinopses completas dos filmes.

Bate-papo com realizadores

Para conhecer mais sobre os filmes e poder trocar uma ideia com os realizadores, o Cine.Ema promove nesta terça-feira (13) e nesta quinta (15) um bate-papo online com transmissão pelo YouTube. Nesta terça, estarão presentes os realizadores da Mostra Infantil Cine.Eminha e, na quinta, os realizadores da Mostra Competitiva Cine.Ema. 

Bate-papo Mostra Cine.Eminha

  • 13 de setembro
  • 19h30 às 21h
  • Mediadora: Juane Vaillant
  • Canal do YouTube do Festival Cine.Ema

Bate-papo Mostra Cine.Ema

  • 15 de setembro
  • 19h30 às 21h
  • Mediadora: Sáskia Sá
  • Canal do YouTube do Festival Cine.Ema

Cine.Ema

O Festival Cine.Ema realiza ações de educação ambiental voltadas às comunidades que margeiam patrimônios naturais e mostras de cinema com exibição de curtas ambientais. Por meio da cultura, o Cine.Ema sensibiliza crianças, jovens e adultos para a questão ambiental, além de despertar nessas pessoas o olhar cinematográfico em regiões que, muitas vezes, carecem de acesso a essa arte. Para isso, promove iniciativas de educação ambiental, por meio de mostras de cinema, oficinas de foto, vídeo e texto, concursos de criatividade, bate-papos, entre outras atividades.

O Cine.Ema possui o patrocínio do Grupo Águia Branca e da Imetame. Conta também com o apoio da Reserva Ambiental Águia Branca. É uma realização da Caju Produções e da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo – Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Sinopse completa dos filmes

Mostra Competitiva Cine.Ema

[O vazio que atravessa] de Fernando Moreira
(Documentário, 22’58”, SP)
Sinopse: Transpassadas pela ganância, duzentas e setenta e duas pessoas foram soterradas pelos rejeitos de minério da companhia Vale em Brumadinho (MG) em 2019. O vazio que agora acompanha os que ficaram jamais será preenchido. Este filme-homenagem é dedicado às vítimas da mineração irresponsável que permanece cobrando seu preço com sangue e devastação.

A gente foi feliz aqui de Renata Baracho e Paulo Accioly
(Documentário, 16’32”, AL)
Sinopse: Registro de registros, o filme conta em paralelo as histórias do projeto visual “A gente foi feliz aqui” e de outras famílias afetadas pelo maior crime ambiental em área urbana no mundo.

A tradicional família brasileira Katu de Rodrigo Sena
(Documentário, 25’02”, RN)
Sinopse: Os Guardiões da Mata Atlântica e suas resistências com atuais problemas e desafios contemporâneos como meio ambiente, o agronegócio, evangelização nas aldeias, o consumo de álcool e educação em ensino superior.

Arrorró de Rafael de Almeida
(Ficção, 9′, GO)
Sinopse: Na Espanha, a erupção do vulcão de La Palma obriga centenas de famílias a abandonar suas casas. Um refugiado colombiano aproveita o caos e ocupa uma casa vazia na ilha.

Cantareira de Rodrigo Ribeyro
(Ficção, 24′, SP)
Sinopse: Bento, trabalhador e morador do centro de São Paulo, volta ao lugar em que cresceu: a casa do avô na Serra da Cantareira. Lá, busca não somente a paz, mas também um emprego.

Castanhal de Rodrigo Chagas e Marques Casara
(Documentário, 25′, AM/SP)
Sinopse: No sul do estado do Amazonas, a coleta dos frutos das castanheiras perdura por gerações de extrativistas. A riqueza da floresta é também o sustento das famílias que habitam as margens dos seus rios. Assim, enquanto o progresso do agronegócio insiste em derrubar e queimar, quem cuida das árvores centenárias teme pelo futuro da Amazônia brasileira – e da própria vida.

Lavra de Weber Cooper
(Experimental, 9’26”, ES)
Sinopse: Uma dança emergente de uma pedreira de extração de granito no município de Cachoeiro de Itapemirim — pólo produtor de rochas ornamentais no sul do Espírito Santo. Narrativas do passado, presente e futuro entrecruzadas à (re)descoberta de uma ecologia somática. Da interface entre ecoperformance e documentário surgem imagens-proposições que buscam denunciar-anunciar a relação entre homem e meio ambiente.

Metamorfose concreta de Carol Covre, Larissa Barreto e Narjara Portugal
(Experimental, 2’57”, ES)
Sinopse: Quebrar e cavar fundo para redescobrir o que é natural: somos parte de um organismo complexo e intimamente integrado. Somos a Terra.

Mutirão: o filme de Lincoln Péricles (LKT)
(Documentário, 10’15”, SP)
Sinopse: Uma criança apresenta a construção da sua quebrada.

Saber da Caatinga de Marília Pinheiro e Ingá
(Documentário, 25’02”, PE)
Sinopse: Cientistas populares que trabalham com plantas medicinais na Chapada do Araripe, sertão do Cariri, se encontram em um evento anual no qual trocam conhecimentos e experiências de cura. Em 2021, o evento foi impedido de acontecer devido à pandemia de coronavírus. Neste filme, suas falas e vivências encontram um caminho para se reconectarem, mesmo à distância.

Terra de Mulheres de Oriane Descount
(Documentário, 20’55”, MG)
Sinopse: Rosa e Fatinha são agricultoras que lutam para preservar a cultura local. Elas têm filhas da geração de Oriane, cineasta francesa mãe há um ano.

Mostra Infantil Cine.Eminha

Ewé de Òsányìn: o segredo das folhas de Pâmela Peregrino
(Animação, 22’28”, AL/BA/RJ)
Sinopse: Uma criança nasce com folhas em seu corpo e sua mãe busca a cura. Na escola, porém, as outras crianças a discriminam e ela foge para mata! Na Caatinga, encontra seres encantados de tradições indígenas e negras e caminha numa aventura de autoconhecimento. Sua busca a leva até Òsányìn, o Orisà das folhas, que apresenta o poder das plantas e a importância da preservação ambiental.

Jaguamérica de Bako Machado
(Experimental, 2′, PE)
Sinopse: Jaguamérica é uma animação-poema de colagem surrealista. Com a direção de Bako Machado, o filme revela a jornada de uma onça mecanizada por diferentes paisagens, do Sertão aos Andes, transformando-as em um “Continente Jaguar”, universo mítico que se funde ao universo indígena por meio do poema Jaguamérica, de Micheliny Verunschk. O texto poético é narrado por Evandro Lunardo.

Maria Fátima – Produzir Alimentos é Amar o Próximo de Cristiane Pederiva, Pedro Michelli e Sofia Michelli Pederiva
(Documentário, 11’04”, MG)
Sinopse: Retrato em primeira pessoa de Fátima, uma campesina, ativista dos direitos do movimento agroecológico da cidade de Lavras em Minas Gerais. O documentário incita uma reflexão em torno ao contexto atual influenciado pelo agronegócio onde, Fátima representa uma solução e uma resistência.

Nonna de Maria Augusta V. Nunes
(Animação, 10’30”, SC)
Sinopse: A pequena Ana e sua avó vivem no campo e sofrem com os efeitos provocados pelo uso de agrotóxicos na região. Já adulta, ao reencontrar a velha casa onde viveu sua infância, Ana entende que a presença de sua avó ali é transcendental.

Serviço

  • O quê: Festival Cine.Ema abre mostra de Cinema com 15 filmes online
  • Quando: 12 de setembro a 12 de outubro
  • Onde: pelo site www.cineema.com.br
  • Votação: Até o dia 25, o público pode votar no melhor filme da Mostra Competitiva Cine.Ema

Veja também

estragos-manifestacao_mcamgo_abr_090120231818-26_0

Anielle e Lula expressam pesar pelas mortes no acidente na Serra da Barriga

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China