Hub ES+ inicia Curso de Barista com cerimônia e apresentação sobre a importância do café capixaba

Publicado em 20/03/2024 às 15:43

Compartilhe

geral-20-03-gov-es

Fotos: Divulgação

Na última segunda-feira (18), o Hub ES+, localizado no Centro de Vitória, promoveu o lançamento de novas oportunidades ligadas à economia criativa e à cadeia produtiva do café: o Curso de Barista, que iniciou suas primeiras turmas, e a Feira ES+Café, evento multicultural dedicado à promoção da cafeicultura capixaba.

Com o objetivo de dar as boas-vindas aos participantes das primeiras turmas do Curso de Barista, atividade formativa realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e que acontecerá de março até maio deste ano. Além disso, o evento marcou o anúncio da programação detalhada da primeira edição da Feira ES+ Café – evento multicultural que será sediado no Hub ES+ e promoverá uma imersão no universo dos cafés capixabas nos dias 19 e 20 de abril.

“Convido todos para que venham e ocupem nosso hub. Gostaria de dar as boas-vindas a quem está vindo pela primeira vez. Esse é um espaço público, um espaço aberto, de troca, de interação. Quando pensamos o Hub ES+ e o que ele poderia ter, logo veio a ideia do café, por ser um espaço de troca e de conexão, e pela valorização da cultura e economia criativa capixaba”, afirmou o secretário de Estado da Cultura do Espírito Santo, Fabricio Noronha.

Além dele, estiveram presentes no evento a diretora de Educação Profissional do Senac-ES, Dianimer Dutra; o coordenador artístico-cultural geral do Hub ES+, Paulo Gois; o presidente do Sindicato dos Corretores do Café do Espírito Santo, Marcus Magalhães, representando também a Fecomércio-ES; a consultora e barista Lucia Helena Barros, que conduz o curso do Hub ES+; o barista, consultor e competidor Marcelo Moreno, que assina a coordenação e curadoria da Feira ES+ Café.

“O que está sendo proposto aqui não é sonho, é realidade. A gente tem uma missão muito grande de subir a régua, preparar um bom café, levar boa informação e oferecer aos nossos consumidores um café de qualidade”, ressaltou Marcus Magalhães.

O curso

O coordenador artístico-cultural geral do Hub ES+, Paulo Gois, destacou a importância do início do Curso de Barista, chamando a atenção para o funcionamento do Lab Café, no espaço, pensado para sediar formações que contribuam para a valorização e a popularização dos cafés especiais capixabas. “O Lab Café tem a meta de formar 80 baristas ainda neste ano e, dessa forma, contribuir para a formação profissional, para a geração de emprego e renda e para o fortalecimento da cadeia produtiva do café”.  

“O mercado de cafeterias tem sofrido muito com a necessidade de profissionais. Essa parceria magnífica traz a importância de gerar qualificação”, acrescentou Lucia Helena Barros, chamando a atenção para a demanda dessa formação.

Feira ES+Café

O curador da Feira ES+Café, Marcelo Moreno, destacou a necessidade de valorização do café capixaba nesses eventos. “Essa feira está vindo para abrilhantar ainda mais a programação do curso. O café é uma atividade agrícola que gera renda para muitas famílias, principalmente pequenas famílias. Quando a gente está consumindo, temos que pensar em quem está na raiz desse trabalho. O Espírito Santo tem a grata oportunidade de colecionar títulos nas principais premiações do Brasil. Somos os atuais melhores cafés do Brasil, com o Sítio Cordilheiras, de Iúna, que venceu o Coffee Of the Year 2023, e também vencemos o Cup of Excellence.”

A Feira ES+Café vai conectar e reunir diversas marcas e empresas que promovem a valorização da cafeicultura capixaba, além de apresentar oportunidades e aprendizados para novos estudantes e amantes do café. Para 2024, ainda deverão ser realizadas outras duas edições da Feira ES+Café. A programação e todas as informações serão divulgadas, em breve, no perfil do Hub ES+ no Instagram e no site esmaiscriativo.es.gov.br/hubesmais/.

O Hub ES+, que faz parte do programa ES+ Criativo, é realizado pelo Governo do Estado do Espírito Santo sob coordenação da Secretaria da Cultura (Secult) em conjunto com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e em parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Fonte: Governo ES

Veja também

esportes-28-04-Foto-Erik-Araujo

Polenta Off Road 2024 deve reunir mais de mil competidores nas montanhas do Espírito Santo

geral-28-04-ft-MTE

Ministério do Trabalho e a luta por direitos das trabalhadoras domésticas

esportes-28-04-ft-Matchroom

Bia Ferreira derrota argentina e é campeã mundial no boxe profissional

saude-28-04-ft-div-sesa

Primeira visita canina traz alegria e esperança a paciente do Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas”

brasil-27-04-Reproducao-Instagram-greve

Greve nas universidades federais ganha força e está prestes a completar um mês

saude-27-04-freepik-cancer-de-pele

Primeira vacina contra o câncer de pele é testada no Reino Unido

geral-27-04-foto-Edu-Andrade-Ascom-MGI

Governo sobe auxílio-alimentação de servidores federais para R$ 1 mil

esporte-27-04-ft-divu-futebol

Jogos da Copa Espírito Santo serão transmitidos ao vivo na TV aberta e internet