Domingos Martins terá ação de doação de sangue e cadastro de medula óssea
Publicado em 14/05/2024 às 09:39
Texto: Bruno Caetano / Foto: Divulgação
A Secretaria de Saúde de Domingos Martins e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Espírito Santo (Hemoes)irão promover, nos dias 28 e 29 de maio, uma campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea. Com 160 vagas agendadas, a iniciativa tem como objetivo aumentar o estoque de sangue do município e oferecer suporte no tratamento de pacientes com doenças graves.
O evento ocorrerá no pátio da empresa Coroa, com entrada ao lado do supermercado Trarbach, no Centro de Domingos Martins, das 07h às 12h. Para participar, os voluntários precisam atender a requisitos simples: estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e preencher um cadastro prévio por meio do formulário disponível no link: https://forms.gle/wKU5sbpZ5idbG9ht9.
A doação de sangue é um gesto de extrema importância para a sociedade. Uma única bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas, além de ser essencial no tratamento de diversas doenças, como leucemia, anemia e hemofilia. O processo de doação é simples, seguro e leva apenas cerca de 30 minutos.
A gerente de Atenção Primária à Saúde do município, Laura Pansini, explica que a medula óssea é responsável pela produção de células sanguíneas, e para pacientes com condições como leucemia, um transplante de medula óssea pode representar sua única chance de cura. “Encontrar um doador compatível é um desafio. Sua contribuição pode fazer toda a diferença para alguém que está lutando por sua vida”, ressalta Laura Pansini.