GERAL POLÍTICA POLÍCIA TURISMO CULTURA AGRONEGÓCIO ESPORTE SAÚDE CLASSIFICADOS EVENTOS GUIA COMERCIAL
BUSCA   
ESCOLHA SUA CIDADE 22 DE JANEIRO DE 2017

 

Afonso Cláudio » Cultura

Afonso Cláudio, 08/01/2017

Festa religiosa com Folia de Reis no Bairro Bela Vista foi contagiante

 

Foto: Sônia Oliveira e Kennedy Lenk

 

Kennedy Lenk

Dona Margarida, de 70 anos, com sua simpatia, bom humor e fé, confeccionou pelo quarto ano consecutivo, seu gigantesco presépio dentro de sua pequena mas aconchegante casa. Tudo para receber o Padre Márcio Almeida e a Folia de Reis da Paróquia São Sebastião. Não faltaram guloseimas para os fiéis que compareceram à Igreja Santa Mônica, na humilde Festa de Reis, na Comunidade do Bairro Bela Vista.

Padre Márcio fez a abertura do evento, com a oração do Pai Nosso, sem se esquecer de mencionar que: “Jesus Nasceu entre todos os povos”. Sob fogos de artifício, do alto do Bairro, a Folia de Reis São Sebastião desceu a rua sentido à Igreja Santa Mônica, onde cantou frente ao altar. A seguir, a folia ocorreu na casa da anfitriã, dona Margarida Ferreira Sobrinho.
 

Na sala colorida da simples casa e sem espaço para mais decores, os foliões lotaram o  ambiente e a cantoria contagiou até os que não conseguiram acesso. Dezenas de fiéis e curiosos ficaram às margens da rua, ouvindo os cânticos dos foliões. Dona Alvina da Costa Novaes, de 82 anos, era uma das mais animadas foliã.

A festa terminou na Igreja Santa Mônica, com a benção aos alimentos e distribuição de variedades deliciosas de bolos, biscoitos, pães e sucos naturais, preparados pela comunidade  Paróquia São Sebastião e Comunidade Santa Mônica. Todos se fartaram, principalmente as crianças, que receberam chocolates e balas, oferecidos por ouvintes da Rádio Educadora.

A Igreja Católica está comemorando seus 118 anos de vida em Afonso Cláudio. Tudo sobre a paróquia até seu centenário de existência se transformou em livro, escrito por dona Zuleika Haddad Fafá e Estela Haddad de Souza. Nos últimos dezoito anos, materiais estão sendo angariados e eventos recentes são registrados para a sequência dessa bela história Católica.

O livro, que ainda não tem data para o lançamento, será escrito por Cléia Novaes, da família que deu vida a Folia de Reis. Vitor da Costa Novaes, fundou a Folia de Reis, há quarenta e cinco anos. A cada dia cresce o número de participantes da Folia de Reis São Sebastião, que sempre está presente em festas religiosas no município e em outras regiões.

 

 



 

 

Domingos Martins promove Encontro de Grupos Folclóricos Germânicos no dia 28

Missa festiva e jantar especial em honra ao padroeiro São Sebastião hoje (20) em Marechal Floriano

Grupo de Danças alemãs martinense participa de festa no Rio Janeiro

 





GERAL POLÍTICA POLÍCIA TURISMO CULTURA AGRONEGÓCIO ESPORTE SAÚDE CLASSIFICADOS EVENTOS GUIA COMERCIAL
BUSCA   
Termo de Uso | Política de Privacidade | Anúncios Publicitários | Contatos

© 2009 Montanhas Capixabas - Todos os direitos reservados