GERAL POLÍTICA POLÍCIA TURISMO CULTURA AGRONEGÓCIO ESPORTE SAÚDE CLASSIFICADOS EVENTOS GUIA COMERCIAL
BUSCA   
ESCOLHA SUA CIDADE 20 DE JANEIRO DE 2017

 

Domingos Martins » Agronegócio

Domingos Martins, 03/12/2016

​Domingos Martins inicia processo para comercialização de produtos em todo o Brasil

 

Foto: AssCom/PMDM

 

A Prefeitura de Domingos Martins começou neste mês de novembro um importante processo para a ampliação de mercado da agroindústria do município. Trata-se da adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, o Sisb-Poa, que permitirá a comercialização de produtos de origem animal, como queijos e embutidos, entre outros, em todo o território nacional. O município é o primeiro do Estado a requerer a certificação.

No último dia 7, auditores do Ministério da Agricultura no Espírito Santo estiveram em Campinho para a primeira visita técnica, e foram recebidos pelo prefeito Luiz Carlos Prezoti Rocha, técnicos do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), da Secretaria de Desenvolvimento Rural e produtores locais de mel, pescados e aves.

“Neste primeiro momento será avaliada a estrutura que o município apresenta para a adesão, avaliar o serviço prestado pelo SIM junto às agroindústrias. É uma ação orientativa, para propor alterações no plano de trabalho, se houverem, e acelerar possíveis pendências burocráticas”, explicaram os auditores Alba Said e Edson Lira.

Os técnicos do Governo Federal também visitaram agroindústrias em Ponto Alto, como parte das atividades da primeira etapa do processo. “Uma segunda visita será feita por equipes de Brasília, em data ainda a ser definida, na segunda fase do processo para a adesão ao Sisb-Poa”, complementou Alba Said.

Para o chefe do SIM, Adnilses Machado Filho, a adesão ao sistema nacional “traz oportunidade de mercado, potencializa a produção local e atesta a qualidade do serviço público prestado aos produtores de produtos de origem animal”. Atualmente, quatro agroindústrias estão aptas à certificação federal e a previsão é a de que outras já iniciam o processo de adequação.

Produtos martinenses já circulam em todo o Estado 
 

Em outubro do ano passado, o município obteve a aprovação e o reconhecimento da equivalência do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte, o SUSAF-ES. Na prática, a comercialização de alimentos de origem animal (queijo, mel, peixe, ovos, carne e embutidos, entre outros) inicialmente restrita ao município, foi ampliada para todo o Espírito Santo.

Uma delas é da família Beltrame, de Aracê. Produtora de queijo minas frescal, é a primeira a atender normas e requisitos estabelecidos pelo SUSAF-ES. “Já chegamos a produzir 150 peças de queijo por semana, mas como não tínhamos o selo não podíamos vender em outros municípios. Agora poderemos expandir nossas vendas, estamos animados e já retomamos a produção”, conta Cirlésia. 

A atividade agroindustrial de produtos de origem animal, é responsável, hoje, por cerca de 10% do PIB do Município de Domingos Martins, tendo amplo horizonte a ser explorado, aumentando sua participação na geração de riquezas e de bens-comuns e alavancando a economia local e regional.

Fonte: AssCom/PMDM

 

 



 

 

Terra Nova Agrícola expande loja em Santa Maria de Jetibá

Safra de café tem produção recorde de 51,37 milhões de sacas

Importação de café poderá ser definida em janeiro, após levantamento de estoque

 





GERAL POLÍTICA POLÍCIA TURISMO CULTURA AGRONEGÓCIO ESPORTE SAÚDE CLASSIFICADOS EVENTOS GUIA COMERCIAL
BUSCA   
Termo de Uso | Política de Privacidade | Anúncios Publicitários | Contatos

© 2009 Montanhas Capixabas - Todos os direitos reservados