GERAL POLÍTICA POLÍCIA TURISMO CULTURA AGRONEGÓCIO ESPORTE SAÚDE CLASSIFICADOS EVENTOS GUIA COMERCIAL
BUSCA   
ESCOLHA SUA CIDADE 20 DE JANEIRO DE 2017

 

Brasil » Saúde

Brasil, 30/10/2016

AVC em jovens já representa 10% dos casos no Brasil

 

Foto: Divulgação

 

Vera Caser

Segundo dados do Ministério da Saúde, cresceram os casos de acidente vascular cerebral (AVC) em pessoas com menos de 40 anos. Um levantamento desses números mostrou que, todo ano, 15 mil pessoas com idade entre 15 e 39 anos enfrentam o problema, o que já representa 10% do total dos registros no País. 
 
Os principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença são o tabagismo, a hipertensão, o colesterol elevado e o estresse. Já na população mais jovem, as causas também estão relacionadas a doenças hematológicas (como a anemia falciforme) e reumatológicas e a malformações vasculares, explica a neurologista do Hospital Metropolitano Fabiana Penedo.
 
“O consumo de cigarro e de álcool, o sedentarismo e a obesidade podem estar colaborando para esse crescimento. Além disso, o diagnóstico tem se tornado cada vez mais preciso, aumentando o número de registros”, aponta. Portanto, é preciso atenção e cuidado com o estilo de vida em todas as idades.
 
Fique alerta

O AVC, popularmente conhecido como derrame cerebral, pode ser causado por um entupimento ou pelo rompimento de vasos sanguíneos do cérebro. Seus sinais mais comuns são fraqueza de um lado do corpo, boca torta e dificuldade para falar, mas também podem incluir dor de cabeça forte, perda súbita de visão e tontura.
 
De acordo com a neurologista, quanto mais rápida for a identificação desses sintomas e o socorro, maiores são as chance de vida da pessoa e menores os riscos de ter sequelas. 
 
O que fazer?

Se suspeitar que alguém está sofrendo um AVC, peça que a pessoa faça três coisas: sorria, abrace e cante. Ela esclarece os motivos: “Quando ela sorrir, você poderá ver se há alguma assimetria na face; já ao tentar te abraçar, qualquer deficiência motora ou fraqueza em um dos braços ficará evidente; e, se ela não conseguir cantar ou repetir uma frase inteira, é porque já apresenta dificuldade na fala. A partir disso, busque o serviço de urgência”, aconselha Fabiana Penedo. 

 

 



 

 

Mais macacos são encontrados mortos e Saúde intensifica vacinação em Afonso Cláudio

Macacos mortos são encontrados em Laranja da Terra e Domingos Martins

Venda Nova do Imigrante inicia campanha de vacinação contra a febre amarela

 





GERAL POLÍTICA POLÍCIA TURISMO CULTURA AGRONEGÓCIO ESPORTE SAÚDE CLASSIFICADOS EVENTOS GUIA COMERCIAL
BUSCA   
Termo de Uso | Política de Privacidade | Anúncios Publicitários | Contatos

© 2009 Montanhas Capixabas - Todos os direitos reservados