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Gastronomia

Histórico

 

 

02/02/2013

Folia & gastronomia

 

 

 
Carnaval! Vem aí uma das maiores festas brasileiras, que reúne multidões nas ruas e nos clubes em diversas cidades. São milhares e milhares de pessoas que se juntam em “blocos”, escolas de samba e em outras manifestações durante esses dias, gastando muita energia, seja sambando, seja tocando nas bandas de música, seja nas baterias das escolas ou, ainda, nos bailes e desfiles à fantasia.
 
Então é tempo de se pensar em repor estas energias e como fazê-lo? A gastronomia responde: cuidando da alimentação, que deve ser rica em carboidratos e vitaminas, além das proteínas e dos sais minerais. Tudo isso pode ser obtido com a escolha adequada dos alimentos.
 
Uma boa hidratação também é fundamental. Água de côco, a água mineral natural ou saborizada, além de nos refrescarem, já que estamos no verão em um país tropical, nos repõem os líquidos e os sais que perdemos em função da eliminação pelo suor.
 
 
Também uma ótima ideia são os sucos de frutas e os chás gelados, fontes de vitaminas e reconfortantes, para ingerirmos a qualquer momento. Mesmo que não tenham sido preparados na hora, mas devidamente embalados e refrigerados, podem e devem ser consumidos antes, durante e depois da folia!
 
 
Mas quase ninguém se rende a uma caipifruta ou a uma cervejinha, certo? Ainda mais no meio da diversão... O importante, nessa hora, é a moderação. Não custa repetir que a ingestão de bebidas alcoólicas, mesmo geladas, nos desidrata, pois nosso organismo utiliza a água que está em nosso corpo para processá-lo e eliminá-lo. Então, todo cuidado é pouco! 
 
 
No quesito alimentação, vamos ficar “antenados”! Aqueles foliões que vão desfilar na avenida ou nos blocos de rua despendem muita energia e precisam de reposição do estoque armazenado, como qualquer máquina que queima combustível.
 
O ideal é, assim, alimentarem-se, antes dos bailes ou dos desfiles, com carboidratos, como um bom prato de um simples espaguete na manteiga, com um queijinho ralado por cima, ou um delicioso risoto de abobrinha, por exemplo, se quiserem sofisticar.
 
 
Uma salada com vários legumes e verduras frescas também é uma ótima pedida! Só não recomendo que o molho seja à base de maionese, pois pode “pesar” um pouco no estômago: prefira o tradicional vinagrete, e pouco sal...
 
Um sanduiche “leve” também é recomendado. Use o pão árabe ou os integrais e, nos recheios, fatias de tomates, folhas, atum ralado, ricota ou queijo Minas frescal, peito de peru defumado, ovos cozidos, enfim, qualquer produto que vai ser absorvido facilmente pelo organismo e que, além de alimentar, também será outra fonte de vitaminas.
 
 
Como existe a necessidade de se ingerir proteínas, a carne do frango e do peixe são as mais saudáveis, pois possuem pouca gordura. Um peito de frango passado na chapa acompanhado ou de um arroz branco ou de um purê de batatas são combinações perfeitas. Um filezinho de peixe, grelhado no azeite, servido com legumes também grelhados, é um prato leve, saboroso e de fácil absorção pelo nosso organismo.
 
 
Aos que irão assistir aos desfiles nos camarotes na “avenida”, as recomendações são as mesmas: hidratação constante, sem exageros nas bebidas alcoólicas e muito cuidado com os canapés que normalmente são fornecidos por bufês.
 
É que muitos deles são fritos, às vezes recheados com frutos do mar ou carnes muito temperadas, e sua digestão não é muito fácil! Dê preferência àqueles assados ou preparados com torradinhas e pastas à base de queijos frescos e vegetais, por exemplo.
 
 
Para aqueles que curtem assistir aos desfiles das escolas de samba pela televisão, em casa ou na de amigos, ou mesmo no salão de festas do condomínio, a festa pode ser muito boa, também. Pipoca feita na hora, sanduichinhos, petiscos preparados com torradas e patês e salada de frutas, são sugestões sempre bem-vindas!
 
 
No Rio de Janeiro é tradição: carnaval é sinônimo de feijoada e batida de limão. Algumas escolas de samba oferecem, todos os anos, durante um dos sábados de ensaios, uma feijoada “caprichada”, com tudo do porco (rabo, orelha, pé...), couve fatiadinha frita, aipim frito, fatias de laranja, torresmo, arroz, farofa e pimenta, que fazem parte da festa!
 
E a também superfamosa “batida de limão”, preparada com cachaça da boa, gelo, açúcar e suco de limão branco ou Taiti (não pode ser outro!).
 
 
Acabou o baile ou o desfile, é hora de voltar para casa... Caminhando por perto das barraquinhas de rua, somos tentados a fazer uma paradinha e saborear alguns daqueles quitutes. Às vezes é ali que mora o perigo: as preparações exalam um aroma maravilhoso, de bacon frito, principalmente, e nos levam a “encarar” um sanduiche, um churrasquinho ou outra guloseima qualquer.
 
A fome está grande e não respeitamos a razão: “detonamos” o dito cujo, mesmo sem saber a origem dos ingredientes ou a higiene durante a preparação. E podemos sofrer as consequências e perder os demais dias do carnaval! Com certeza não é esse o risco que queremos correr! Então, façamos uma alimentação correta, que é tudo de bom!
 
E, mais uma vez: “se beber, não dirija”! Até a próxima!
 

 

 

 

 

Lenize

09/02/2013
11h31

Mário, excelente dicas para a alimentação carnavalesca. Eu, como não vou a lugar algum atrás de carnaval, me dei ao direito de fazer e degustar queijadinhas "nem um pouco calóricas".


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JAMIL

12/02/2013
21h06

MÁRIO, COMO SEMPRE RECEBEMOS EXCELENTES DICAS E INFORMAÇÕES DE COMO NÓS DEVEMOS NOS ALIMENTAR. OBRIGADO POR SEUS IMPORTANTES "TOQUES" E OBSERVAÇÕES. FESTAS E ALIMENTAÇÃO DESREGRADA, CERTAMENTE O SEU MALEFÍCIO SE REPRESENTARÁ EM SÚBITA E PRECOCE SUSPENSÃO DA ALEGRIA. UM ABRAÇO.


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