GERAL POLÍTICA POLÍCIA TURISMO CULTURA AGRONEGÓCIO ESPORTE SAÚDE CLASSIFICADOS EVENTOS GUIA COMERCIAL
BUSCA   
ESCOLHA SUA CIDADE 21 DE JANEIRO DE 2017

 

Gastronomia

Histórico

 

 

01/05/2011

Gastronomia para as ''Mamães''

 

 

 
“Ser mãe é padecer no paraíso”, conforme o ditado popular... Penso que esta máxima vem do sofrimento por que elas passam durante o parto e, também, da árdua tarefa de educar os filhos e prepará-los para enfrentar a vida com decência e dignidade.
 
Assim, resolvi prestar esta pequena homenagem gastronômica àquelas com quem convivo e convivi: minha esposa, minha mãe e minha sogra (claro, sogra também é mãe!), que tanto fazem e fizeram por mim e por nossos filhos. E que esta homenagem se estenda a todas as mães, futuras ou atuais!
 
Para as futuras mamães, que precisam cuidar muito bem de sua saúde durante o período de gravidez, as preparações tem que ser aquelas o mais saudáveis possível: carnes magras, de aves ou pescados, muitas verduras e legumes frescos, frutas da época. Vamos preparar-lhes belas saladas, muito coloridas, regadas por um molho à base de azeite, vinagre e mostarda, o tradicional vinagrete, acompanhadas de um peito de frango ou um filé de peixe grelhados, ideais para uma refeição leve. 
 
 
Serviremos, também, sucos de frutas, geladinhos, com folhas de hortelã. E, como sobremesa, salada de frutas, com uma leve cobertura de iogurte! Tenho certeza que elas irão adorar!
 
 
Para minha esposa vou preparar um prato simples, como ela gosta das coisas, e muito saboroso. Nada mais nada menos do que um lombinho suíno muito bem temperado com um vinha d’alhos “no capricho”, assado inicialmente na panela e finalizado no forno, servido com um suculento molho ferrugem e batatas coradas. Na sobremesa um “cheesecake” com cobertura de morangos. E vou servir um “Lambrusco”, aquele espumante italiano que ela tanto aprecia! Não vai ter erro, com certeza...
 
 
Se minha mãe e minha sogra ainda estivessem aqui conosco, eu iria preparar-lhes um cardápio para o almoço do “Dia das Mães” que, tenho certeza, iria fazer sucesso não só com elas, mas entre todos aqueles que participassem dele: uma receita de bacalhau, que eu chamo de “Espiritual”, onde ele é desfiado já dessalgado e refogado com muita cebola cortada em tirinhas e um pouco de alho picadinho, quando então acrescento um purê de batatas temperado com um pouco de noz moscada ralada na hora, creme de leite, uma ou duas cenouras cruas raladas, uma porção de batata palha e misturo bem.
 
Cubro tudo com queijo parmesão ralado grosso, levo ao forno para gratinar e sirvo com arroz branco. A sobremesa seria um pudim de leite condensado, aquela receita tradicional que vem lá de nossas avós, com aquela calda caramelizada em volta...
 
 
Para as demais mães são inúmeras as possibilidades de agradá-las gastronomicamente: uma bela pasta , como um nhoque ao pesto (molho frio preparado com manjericão fresco batido no liquidificador com um pouquinho de alho, sal grosso, queijo parmesão ralado e azeite de primeira) ou, por que não, um risoto de frutos do mar? Ambos são bem simples de preparar e os resultados sempre surpreendentes!
 
 
Que tal, então, algumas postas de salmão levemente grelhadas e depois cobertas com um molho de creme de leite, manteiga e ervas frescas, embrulhadas em papel manteiga, assadas no forno e servidas na companhia de cenouras, batatas e aspargos cozidos em água e sal?
 
Para a sobremesa bem que poderia ser uma “panna cotta” (creme cozido, traduzindo do italiano), cuja receita leva leite desnatado morno, açúcar, creme de leite e gelatina sem sabor para encorpar. Depois de ir à geladeira para tomar consistência, desenforma-se (pode ser individual ou coletiva) e serve-se com uma calda espessa feita com água e geléia de morangos, que não precisa ir ao fogo.
 
 
A lista é muito extensa e poderia escrever um ou vários livros com as mais diversas receitas gastronômicas como forma de homenageá-las. Mas vou parar por aqui, pois tenho que sair para começar a procuar os ingredientes do almoço que vou fazer lá em casa no domingo dia 8 de maio.
 
A todos um Feliz Dia das Mães!
 

 

 

 

 

 

Silvia Regian

03/05/2011
07h29

O Sr. Mario, me surpreende a cada artigo, com seu conhecimento e consiencia de sabores. Parabens. Seus artigos são sempre uma surpressa . Abraços, Silvia


Reportar abuso

Ricardo Rodrigues

03/05/2011
12h33

Acompanho as deliciosas dicas do chefe Mário e adorei mais esse artigo para as mães. Parabéns e obrigado por nos brindar com essas dicas maravilhosas.


Reportar abuso

Lenize e Ricardo

03/05/2011
13h55

Mário, parabéns!!! Mais uma vez o artigo está excepcional e as receitas (todas) de dar água na boca. Obrigada pelo cumprimento do Dia das Mães. Vou tentar fazer o "Bacalhau Espiritual". Quem sabe acerto. Um abraço.


Reportar abuso

Regina Senna

03/05/2011
20h31

Adorei e já vou adotar algumas sugestóes para o proximo dia das máes. Vc tem se superado a cada dia. Parabéns!


Reportar abuso

ROBERTA CONDE

04/05/2011
05h58

Parabéns pelo delicioso cardápio e pelo charme dos pratos apresentados!


Reportar abuso

carlos sá pinto

04/05/2011
08h37

Mário belas e boas sugestões as suas. No entanto, tenho eu que homenagear duas mamães Silvia que aniversaria e silvana minha cunhada, cujos filhos hoje se encontram sob a nossa guarda. não sei cozinhar. Terei que comprar pronto. Diga-me onde. Abraços, Carlos


Reportar abuso

Simone Lemos

04/05/2011
08h55

Me deu água na boca só de ler essas iguarias que serão preparadas!!! Mário, peça a Zezé para providenciar um almoço com as amigas da Aderes e com você como chef.... vai arrasar ... abs e parabéns!!!! Uma linda homenagem pelo Dia das Mães.


Reportar abuso

Rosa Neide

04/05/2011
12h17

Tio Mario, como uma pessoa de sorte por ja ter apreciado varias de suas receitas, preparadas por suas maos, so posso parabeniza-lo pelo successo  de mais um de seus artigos. Recomendo o Bacalhau Espiritual e o Cheese Cake, que realmente sao um presente para as maes e todos da familia.


Reportar abuso

Cristina Ramos

24/05/2011
09h51

Amado irmão...sem palavras para comentar tão belo e saboroso artigo!!! Pena, que só hoje, tive tempo para curti-lo...Ah...se Mamãe ainda estivesse aqui, com certeza, além de saborear o prato preparado com amor e carinho, teria imenso orgulho do "FILHÃO", que herdou, também, seus maravilhosos dons culinários!!!!!!!!!!!!! Parabéns...


Reportar abuso

 

 
2016 (1)
 

Maio (1)

 

 

» Sem tempero não dá!...

2015 (4)
2014 (3)
2013 (6)
2012 (12)
2011 (12)
2010 (15)

 





GERAL POLÍTICA POLÍCIA TURISMO CULTURA AGRONEGÓCIO ESPORTE SAÚDE CLASSIFICADOS EVENTOS GUIA COMERCIAL
BUSCA   
Termo de Uso | Política de Privacidade | Anúncios Publicitários | Contatos

© 2009 Montanhas Capixabas - Todos os direitos reservados