GERAL POLÍTICA POLÍCIA TURISMO CULTURA AGRONEGÓCIO ESPORTE SAÚDE CLASSIFICADOS EVENTOS GUIA COMERCIAL
BUSCA   
ESCOLHA SUA CIDADE 22 DE JANEIRO DE 2017

 

Gastronomia

Histórico

 

 

02/12/2010

Gastronomia natalina

 

 

 
Então é Natal!
 
O dia de Natal é comemorado com festividades quase que no mundo inteiro e, como não poderia deixar de ser, em torno de uma bonita e colorida mesa, com comidas e bebidas especialmente preparadas para a ocasião.
 
No hemisfério norte do nosso planeta, na época, é inverno e em muitos lugares a neve está caindo, cobrindo de branco as ruas e telhados, apresentando um visual característico da terra onde mora o “bom velhinho” Papai Noel, lá perto do Pólo Norte.
 
Os habitantes daquela área aproveitam o frio para preparar pratos com mais “sustância”, digamos assim, como, podemos citar, suculentos assados com peru ou carne de porco.
 
 
Os portugueses não abrem mão de um saboroso bacalhau assado, acompanhado, com certeza, de um vinho “nacional”, além das tradicionalíssimas rabanadas, preparadas com grossas fatias de pão embebidas em vinho, passadas no ovo batido e depois fritas e cobertas com açúcar e canela!
 
 
Na mesa dos italianos várias iguarias são servidas, dentre elas as enguias e o bacalhau, bem como massas de vários tipos e molhos, como os “ravioli di castagne”, recheados com uma pasta de castanhas portuguesas cozidas e depois cobertos com molho de tomates e lingüiça calabresa. Também os “pannetoni” não podem faltar e, atualmente, várias versões recheadas, ou com sorvete ou com chocolate, além das frutas cristalizadas em pedacinhos, fazem a alegria dos participantes de suas ceias.
 
 
Os franceses reúnem-se na noite de Natal para o "repas de Noël", como eles costumam falar e que pode durar horas e horas em volta da mesa, começando pelas entradas, seguidas do prato principal, depois uma tábua de queijos e finalizando com uma sobremesa, tudo isso regado a muito vinho.O peru costuma ser o dono da festa e, geralmente, ele vem acompanhado de “marrons” (as mesmas castanhas do marrom glacê, mas cozidas de maneira diferente). Mas esse prato pode vir acompanhado também de arroz ou champignons. Como sobremesa, a “Bûche de Noël”, um rocambole de amêndoas coberto com chocolate, em formato de tronco de árvore.
 
 
Os alemães também festejam o Natal com mesa farta. Pratos tradicionais e de tempero bem forte compõem a ceia ao lado de amêndoas torradas, pães de mel e outros doces que são utilizados inclusive na decoração das árvores.  Não podem faltar nas comemorações dos alemães a carne de porco e o tradicional ganso assado, recheado com repolho roxo e “kartoffelklösse” (massa feita com batata cozida). Mas, curiosamente, a atração principal não é salgada: é um pão recheado com frutas e coberto com açúcar, o famoso “Stollen.”. 
 
 
Para os brasileiros, a ceia de Natal envolve muitas tradições familiares. Alguns usam suas próprias receitas “secretas”, outros servem apenas os pratos natalinos tradicionais, como peru ou chester. Mas, gostoso mesmo, além de valorizar os sabores e as raízes de nosso país, é usar ingredientes locais como a melhor maneira de tornar as festas de fim de ano mais sustentáveis. Por exemplo, ao preparar uma salada bem colorida, utilizar verduras e legumes frescos, da época e locais! Acrescentando algumas frutas, como manga e morangos, dentre outras, a festa fica ainda mais bonita! Que tal enriquecê-la com champignons frescos e, porque não, com flores? Nada impede, entretanto, que utilizemos as nozes, avelãs, castanhas e frutas secas importadas, como figos, tâmaras, damascos e ameixas, pelo menos para dar aquele toque especial à mesa.
 
 
Dentre as bebidas alcoólicas, nossos espumantes estão entre os melhores do mundo. É tradição, também, em algumas regiões, preparar uma “sangria”, mistura de vinho tinto, frutas em pedaços e gelo, que, apresentada numa bela jarra de vidro, ajuda na decoração do ambiente como um todo, além de ser refrescante e saborosa.
 
 
Se preparações com bacalhau e presunto defumado “tender” - que tem este nome devido ao lançamento, anos atrás, pelo Frigorífico Wilson, de um produto “Tendermade”, ou seja, macio e tenro, mas que se tornou conhecido pela alcunha citada anteriormente - ou com peru e, mais recentemente, devido à importação maciça do Chile, com filé de salmão, já tornam a mesa da ceia digna dos deuses, imaginem para nós, simples mortais...
 
 
 
Não vamos nos esquecer dos salpicões, empadões e tortas salgadas, com recheios diversos como frango, camarão e palmito, que, além de práticos e de descomplicada elaboração, agradam em cheio nosso paladar.
 
 
Para encerrar, os doces. Das rabanadas não é preciso nem lembrar! Com certeza estarão presentes... E as tortas e pavês, também. Aquelas são de frutas, principalmente, e os pavês são de chocolate, de amendoim, de pêssegos, limão e muitos outros sabores e combinações, os quais, consumidos com moderação, são muito bem-vindos e apreciados, com certeza.
 
 
No mais, só me resta desejar a todos, em português, um Feliz Natal, em alemão, Fröhliche Weihnachten, em francês Joyeux Noel, em italiano, Buon Natale, e bom apetite! A dieta começaremos no ano que vem...
 

 

 

 

 

Carlos Alberto Abaurre Cabral

03/12/2010
07h07

Grande Chef. Belíssimo! Gostei muito.


Reportar abuso

rosa maria senna melo

03/12/2010
07h21

Esta reportagem alem de estimular o paladar foi tambem muito educativa. Parabens ao consultor pela escrita tao esclarecedora. FELIZ NATAL


Reportar abuso

Cristina Ramos

03/12/2010
12h33

Simplesmente, espetacular a aula educativa e cultural...Viajamos pelo mundo, com os idiomas e imagens, coloridas e apetitosissímas, das mais variadas tradições de saudação ao nascimento de Jesus e à mesa farta natalina...Parabéns e prossiga, em 2011, com os artigos gastronômicos!!! Tenho certeza que eles fazem muito bem a todos que os lerem...BBBJJJSSSS.


Reportar abuso

Luciana S Lima

03/12/2010
16h55

Adorei o artigo. É um dia muito especial para comemorar e comerrrr bastante. Parabéns! Abs


Reportar abuso

 

 
2016 (1)
 

Maio (1)

 

 

» Sem tempero não dá!...

2015 (4)
2014 (3)
2013 (6)
2012 (12)
2011 (12)
2010 (15)

 





GERAL POLÍTICA POLÍCIA TURISMO CULTURA AGRONEGÓCIO ESPORTE SAÚDE CLASSIFICADOS EVENTOS GUIA COMERCIAL
BUSCA   
Termo de Uso | Política de Privacidade | Anúncios Publicitários | Contatos

© 2009 Montanhas Capixabas - Todos os direitos reservados