GERAL POLÍTICA POLÍCIA TURISMO CULTURA AGRONEGÓCIO ESPORTE SAÚDE CLASSIFICADOS EVENTOS GUIA COMERCIAL
BUSCA   
ESCOLHA SUA CIDADE 21 DE JANEIRO DE 2017

 

Informes Publicitários

Histórico

 

 

03/05/2016

Rural Engenharia ressalta a importância sobre o CAR

 

 

Foto: Sidney Dalvi

[Informe Publicitário]

Sidney Dalvi

O Cadastro Ambiental Rural (CAR), além de possibilitar o planejamento ambiental e econômico do uso e ocupação da propriedade rural, facilitará a vida do proprietário rural que pretende obter licenças ambientais. Com o devido cadastramento da área rural, além de facilitar os processos de licenciamento ambiental, inúmeras vantagens poderão ser adquiridas pelos proprietários.

Algumas dessas vantagens vão desde a possibilidade de regularização das Área de Preservação Permanente (APP) e suspensão de sanções em função de infrações administrativas, passando por contratação do seguro agrícola, até a obtenção de crédito agrícola em todas as suas modalidades, com taxas de juros menores, bem como limites e prazos maiores que àqueles praticado no mercado.

Prazo para o CAR

“O produtor rural que não fizer o CAR até 5 de maio de 2016 perde o direito de regularizar os passivos ambientais (uso de áreas de preservação permanente, propriedades sem reserva legal) dentro da lei e poderá sofrer sanções como advertências ou multas, além de não poder mais obter nenhuma autorização ambiental ou crédito rural”, alerta Elton Peterle Modolo, sócio proprietário da Rural Engenharia.
 
  

Somente com o CAR será possível aderir ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), que permitirá obter o uso consolidado em Áreas de Preservação Permanente que já estavam sendo utilizadas em 22 de julho de 2008. Além disso, os cartórios de registros de imóveis já exigem o cadastro para fazer operações e a propriedade que não possuir o CAR ficará impossibilitada de ser desmembrada, remembrada e transferida a outro proprietário.

Rural Engenharia: capacitada para fazer o CAR

Segundo Rodrigo Manzoli, também sócio proprietário da Rural Engenharia, foi vendida uma ideia de que de que o produtor ou qualquer cidadão poderia fazer o CAR sozinho, mas isso não vale para todos. Para isso, é preciso atender alguns pré-requisitos para o cadastro como: ter conhecimento em informática, saber interpretar uma matrícula de imóvel, ter conhecimentos sobre o Código Florestal (LEI Nº 12.651, DE 25 DE MAIO DE 2012), ter noções de georreferenciamento, além de conhecimentos relativos à vegetação e uso e ocupação do solo.

“Então, não são todos os produtores, ou pelo menos não aqueles que não passaram por um processo de capacitação que vão conseguir realizar esses procedimentos”, ressalta Rodrigo.

Desde 2010 buscando sempre o melhor

A Rural Engenharia é uma Empresa de prestação de serviços de Engenharia,Consultoria Rural e Ambiental que teve início no ano de 2010 em Pedra Azul, município de Domingos Martins, região serrana do Espírito Santo. A empresa foi fundada com objetivo de satisfazer a demanda dos produtores rurais e empresários da região.
 
  

Entretanto, o sucesso foi tanto que, em 2011, a empresa abriu uma filial em Vargem Alta – ES, dando suporte para atendimento aos clientes da região sul do Estado. Atualmente, a empresa se consagra como uma das mais conceituadas e respeitadas na Região Serrana do Espírito Santo, atuando em grande parte do território capixaba, leste de Minas Gerais e Chapada Diamantina – Bahia e Norte do Rio de Janeiro. 

Um portfólio de serviços

Com a visão de ser a melhor empresa prestadora de serviços do Espírito Santo no segmento e com a missão de garantir a excelência na prestação de serviços sendo reconhecida pelos clientes como a melhor opção, a Rural Engenharia oferece aos seus clientes a experiência de uma coleção de trabalhos já realizados, tais como:
  • Serviços de topografia em geral
  • Georreferenciamento
  • Projetos de Terraplenagem (corte e aterro)
  • Licenciamento ambiental / Projetos Ambientais
  • Cadastro Ambiental Rural (CAR)
  • Avaliação e Perícia de Imóveis Rurais
  • Assistência Técnica Rural
  • Projetos de barragem
Projetos de barragem: um grande diferencial da Rural Engenharia

Os projetos de barragem são feitos com vários objetivos como: captação de água para irrigação, piscicultura (criação de peixes), paisagismo e até mesmo para se ter um acúmulo de água na propriedade. Porém, para se construir uma barragem é obrigatório ter o licenciamento e, sem projeto, não há licenciamento.

Até o ano de 2014 todo o projeto de barragem precisava ser conduzido ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF), em Vitória, para ser analisado, aprovado, a fim de se receber o parecer legal. Porém, em 2015, segundo a legislação, para se construir barragens de até um hectare – 10.000 metros quadrados - não seria mais necessário ter o licenciamento ambiental.
 
  

“Porém, para se construir uma barragem é necessário ter requisitos como: dados da propriedade, altura da barragem, folga,tubulação a ser utilizada, chuva máxima calculada para o projeto, a vazão máxima, o escoamento superficial da bacia de contribuição; tudo isto, além de o proprietário ter que estar de posse do projeto em caso de fiscalização”, afirma Elton.

Todo esse projeto é feito pelos profissionais da Rural Engenharia, que vão até a propriedade, fazem a topografia, desenham o terreno todo, calculam a vazão do curso d’água, dimensionam a tubulação e ainda fazem as marcações onde as máquinas devem fazer o aterro.

Sem dúvida nenhuma, um grande diferencial para a região!

Maiores Informações: 



Rural Engenharia

Endereço: Avenida Bravim, s/n, Pedra Azul - Domingos Martins - ES 
Telefones: (27) 99651-3178 / (27) 99885-7643 / (28) 99881-2193
Site: www.ruralengenharia.com
E-mail: ruralengenharia@hotmail.com
 

 

 

 

 

 

 
2016 (5)
 

Dezembro (1)

 

 

» Médico aponta inovações e...

 

Maio (2)

 

 

 

Fevereiro (2)

 

 

2015 (9)
2014 (4)

 





GERAL POLÍTICA POLÍCIA TURISMO CULTURA AGRONEGÓCIO ESPORTE SAÚDE CLASSIFICADOS EVENTOS GUIA COMERCIAL
BUSCA   
Termo de Uso | Política de Privacidade | Anúncios Publicitários | Contatos

© 2009 Montanhas Capixabas - Todos os direitos reservados