GERAL POLÍTICA POLÍCIA TURISMO CULTURA AGRONEGÓCIO ESPORTE SAÚDE CLASSIFICADOS EVENTOS GUIA COMERCIAL
BUSCA   
ESCOLHA SUA CIDADE 21 DE JANEIRO DE 2017

 

Palavra Crônica

Histórico

 

 

01/10/2014

Aeroporto - II

 

 



Escritor não tira férias. Nunca. Deve ser porque somos dotados de uma capacidade de imaginação fora do normal. Tanto, que qualquer lugar poderia ser cenário de um livro. Ou de uma crônica. Como um aeroporto, por exemplo. Ou será que você, leitor, nunca lançou um olhar atento sobre o quanto a gente pode extrair dessas enormes "estações de ônibus alados"?

Pra começar, aeroporto deixa a gente mais bonito. Já escrevi sobre gente que trabalha ali. Só não escrevi de onde eles saem. Parece que brotam no chão, com aquela elegância, impecáveis, até no tom de voz. Irretocáveis. O negócio é tão misteriosamente instigante que a gente nunca tem nenhum amigo piloto, copiloto, comissária de bordo... e, quando tem, pergunta tudo sobre a profissão pra eles... como se eles fizessem parte de alguma sociedade secreta.

Por falar em elegância, dizem que, antigamente, as pessoas se arrumavam para viajar de avião. De verdade. Os homens punham até terno e gravata. Hoje, não mais. Tem gente que viaja até de bermuda e havaianas. O máximo do despojamento. E do conforto, vá lá. Mas até que as pessoas, em geral, dão uma caprichada. Nem que seja o mínimo para espantar as olheiras da viagem. No que as mulheres levam vantagem, sempre. Aliás, meninas, quando vocês se sentirem "pra baixo", por que não levar uma mala para o aeroporto e fingir que estão embarcando, só pra levantar o astral? Fica a dica!

Aeroportos são lugares em que também se pode de comida a perfumes, roupas, brinquedos... parece um minimercado. Ou um mini-shopping.  Tem de tudo. Até avião. E livros, muitos livros. Se eu pudesse, me alimentaria deles. Já viajo com eles. Até consigo voar com eles. Só que sem sair do lugar. Claro, tem leitura para todos os gostos e bolsos. Vi Maquiavel, Leminski, Drummond, Lispector... Mas vi também livros do tipo "Como salvar seu casamento", "Como salvar suas finanças". Só não vi algo do tipo "Como salvar eu voo". Se houvesse, acho que muita gente desistiria de embarcar.

Aliás, dá até pra se morar no aeroporto. O que, leitor, duvida? Não, não leitor querido, não estou interessado em me mudar para lá. Gosto muito da minha casa.  É que anda, vira, mexe, não encontram casos assim? Tem de tudo e fica aberto com segurança 24 horas... Parece até slogan de resort, não é? Só não sei como o cidadão faz pra tomar banho... só se for "banho de gato". Fico imaginando quando o sujeito é "desmascarado" e sai na imprensa... nunca está com bagagem; todo dia tá ali... É, querida leitora. Eu disse que quando você se sentisse "para baixo", era só levar uma mala e fingir que iria viajar. Só não exagere. Podem confundir você com alguma moradora de aeroporto. Aí, é fria...

Por falar em morador de aeroporto, eu me lembrei agora daquele filme do Tom Hanks, "O Terminal", de Steven Spielberg, com Catherine Zeta-Jones, lançado em 2004. Hanks faz aí o papel de Viktor Navorski, um europeu oriental que, após um golpe de Estado em seu país, não pode nem voltar para casa, nem seguir para os Estados Unidos. A grande "sacada" do filme é justamente essa: mostrar que aeroportos são universos à parte, com uma dinâmica própria, uma vida própria.

Fontes inesgotáveis de inspiração, lembro-me de outro filme, como "Aeroporto", de 1970, que vi nessas "sessões insônia" da televisão. Clássico do "cinema catástrofe", conta com gente de peso pra época, como Burt Lancaster, Jean Seberg e Jacqueline Bisset. Teve mais duas sequências, tudo no mesmo mote. Se você tem medo de avião, melhor nem ver. Se tiver de viagem marcada, então... aliás, acho que é dele uma música chamada "Aeroporto", totalmente instrumental e muito sinistra. Só não me lembro de nenhum romance que tenha se passado em um. Se eu tiver tempo, escrevo. Preciso embarcar, agora.
 

 

 

 

 

 

 
2017 (1)
 

Janeiro (1)

 

 

» A bagagem de ano novo...

2016 (19)
2015 (20)
2014 (11)

 





GERAL POLÍTICA POLÍCIA TURISMO CULTURA AGRONEGÓCIO ESPORTE SAÚDE CLASSIFICADOS EVENTOS GUIA COMERCIAL
BUSCA   
Termo de Uso | Política de Privacidade | Anúncios Publicitários | Contatos

© 2009 Montanhas Capixabas - Todos os direitos reservados