GERAL POLÍTICA POLÍCIA TURISMO CULTURA AGRONEGÓCIO ESPORTE SAÚDE CLASSIFICADOS EVENTOS GUIA COMERCIAL
BUSCA   
ESCOLHA SUA CIDADE 22 DE JANEIRO DE 2017

 

Vida Saudável - Dicas de Saúde

Histórico

 

 

04/07/2013

Dicas para cuidar da pele no inverno

 

 

 
Cuidar da pele é bom o ano inteiro, mas é principalmente no inverno, quando o sol fica mais tímido e as praias capixabas menos lotadas, que os consultórios de dermatologistas registram maior procura para procedimentos que visam tirar manchas, lesões pré-cancerosas e tratar acne. Mas é também nessa época que aparecem mais casos de dermatite seborreica (caspa) e ptiríase rósea (manchas vermelhas), doenças inflamatórias sazonais que causam desconforto físico e social. 
 
Para ajudar os capixabas a cuidar da pele nesta estação do ano, que a deixa mais ressecada, a dermatologista da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) Telma Lucia Guimarães Macedo dá algumas dicas de proteção. 
 
A primeira delas é não se esquecer de usar o filtro solar, mesmo no inverno. “No nosso Estado faz sol praticamente o ano todo e ele é um fator desencadeante importante do câncer de pele. Portanto, assim como no verão, deve-se passar o filtro solar adequado ao seu tipo de pele e renovar a proteção a cada duas horas, principalmente no rosto e nas mãos, que são as áreas que ficam mais expostas durante o inverno, já que as pessoas usam roupas mais fechadas e com mangas compridas”, esclarece.
 
Neste período do ano, o vento fica mais frio e a umidade do ar cai. Com isso, a pele do rosto e do corpo fica mais ressecada. Para contornar esse problema, as dicas da dermatologista são evitar banhos muito quentes e demorados, usar sabonetes suaves e emolientes (capacidade de amaciar) e finalizar com o uso de hidratante no corpo todo para manter ou devolver a aparência saudável.
 
Para Telma Macedo, os banhos quentes ajudam a retirar a oleosidade natural e a tendência é de ressecamento da pele, que fica com aparência áspera, sem viço e esbranquiçada. Portanto, o uso de hidratantes logo após o banho é importante porque nesse momento a umidade facilita a absorção do produto.
 
 
O corpo cuidado e hidratado ajuda a prevenir contra a penetração de bactérias e fungos. A dermatite seborreica, por exemplo, é uma doença inflamatória que tende a se agravar nesse período. Aparece em forma de manchas que coçam e descamam. No couro cabeludo é conhecida como caspa e causa pânico em muita gente, porque é difícil de esconder, além do desconforto que provoca pela coceira. Mas a doença também atinge outras áreas como na sobrancelha, púbis, costas e entre os seios. 
 
Já a pitiríase rósea surge em placas descamativas no tronco, podem coçar ou não e impressionam pela quantidade da área de abrangência. A doença pode demorar até dois meses para sumir sozinha, sem tratamento. 
 
Para tratar essas doenças, a médica indica sempre uma visita ao dermatologista que poderá indicar o produto mais adequado para cada paciente.
 
Outros tratamentos
 
Entre os procedimentos mais procurados nessa época do ano estão peeling e laser. O peeling é um tratamento à base de cauterização química associada com medicamentos para combater lesões pré-cancerosas, tratar acne, manchas e pele áspera.
 
Já o laser é mais indicado para tratar pequenas manchas e rugas finas. Ele estimula a remodelação do colágeno, dando viço à pele e melhorando rugas finas.
 
A médica lembra que esses tratamentos são associados ao uso de outros produtos e explica que são feitos no inverno porque deixam a pele mais vulnerável durante o processo e é preciso maior cuidado na exposição ao sol. Conforme a profundidade do tratamento, a pessoa pode ficar de três a sete dias sem se expor ao sol.
 

 

 

 

 

 

 
2016 (13)
 

Setembro (1)

 

 

» O diagnóstico de câncer d...

 

Agosto (1)

 

 

 

Julho (1)

 

 

 

Junho (3)

 

 

 

Maio (1)

 

 

 

Abril (2)

 

 

 

Março (1)

 

 

 

Fevereiro (2)

 

 

 

Janeiro (1)

 

 

2015 (12)
2014 (12)
2013 (8)
2012 (5)
2011 (10)
2010 (7)

 





GERAL POLÍTICA POLÍCIA TURISMO CULTURA AGRONEGÓCIO ESPORTE SAÚDE CLASSIFICADOS EVENTOS GUIA COMERCIAL
BUSCA   
Termo de Uso | Política de Privacidade | Anúncios Publicitários | Contatos

© 2009 Montanhas Capixabas - Todos os direitos reservados