GERAL POLÍTICA POLÍCIA TURISMO CULTURA AGRONEGÓCIO ESPORTE SAÚDE CLASSIFICADOS EVENTOS GUIA COMERCIAL
BUSCA   
ESCOLHA SUA CIDADE 22 DE JANEIRO DE 2017

 

Vida Saudável - Dicas de Saúde

Histórico

 

 

10/05/2013

Cuidados para evitar a hipertensão

 

 

 
Doenças relacionadas ao sistema circulatório são muito mais comuns do que podemos imaginar. Hipertensão arterial (pressão alta) é uma doença muito frequente entre os pacientes internados no Hospital e Maternidade Dr. Arthur Gehrardt (HMAG), em Domingos Martins. Em meio a suas causas, destaco a hereditariedade, a obesidade e o estilo de vida.
 
Diagnosticada precocemente, a hipertensão arterial, quando não é grave, pode ser controlada por meio de mudanças no hábito de vida, como alimentação e atividade física. Porém, os tratamentos mais utilizados são por intermédio de medicação, os chamados anti-hipertensivos.
 
A alimentação é parte fundamental para o tratamento dos hipertensos, é um adjuvante ao uso de medicação e deve ter igual importância para controle da pressão arterial. 
 
Algumas regras devem ser seguidas rigorosamente para o indivíduo manter-se saudável e sem risco de complicações por conta da doença. Levando em consideração que a        hipertensão não tem cura, apenas controle, os hábitos alimentares deverão ser mudados para o resto da vida, o que melhora o prognóstico da doença. 
 
Outra parte de suma importância é a prática de atividade física, pois auxilia na melhor circulação sanguínea, reduz o peso, reduz gorduras corporais e colabora com a redução da pressão.
 
Regras alimentares devem ser respeitadas diariamente como a redução no consumo de sal de cozinha, temperos industrializados, tabletes de temperos, alimentos processados (salame, presunto, mortadela) pelo seu alto índice de sódio, bem como todos os alimentos industrializados, instantâneos e produtos enlatados. 
 
Todos estes possuem alto teor de sódio, um componente que leva ao aumento da pressão. O sódio age promovendo retenção de líquidos, que aumentam o volume do sangue e tal fato causa maior resistência ao passar pelo coração, tendo este que fazer um esforço muito maior para bombear o sangue para o corpo todo e assim aumentando a pressão do indivíduo. 
 
Sempre devem ser conferidos os rótulos dos produtos e escolhidos os que tiverem menor teor de sódio. Os alimentos light, geralmente, têm sódio reduzido, sendo assim, fica a dica para a conferência dos rótulos no supermercado antes da compra.
 
Gorduras também devem ser evitadas, não só pelos portadores de hipertensão arterial, como também por todos os indivíduos saudáveis. A gordura se deposita nas nossas veias e artérias podendo obstruí-las parcial ou totalmente, o que leva a uma resistência para passagem sanguínea e aumento da pressão arterial. 
 
Carnes gordas, frituras, banha, gordura vegetal, alimentos industrializados, alimentos instantâneos, fast food devem ser evitados ao máximo por quem é acometido pela hipertensão e também pelos que buscam uma vida com mais qualidade e querem evitar problemas futuros.
 
Uma boa alimentação associada à prática de exercícios garante qualidade de vida aos pacientes hipertensos. Claro, sempre sendo acompanhados por profissionais capacitados para resultados seguros e eficazes.
 

 

 

 

 

 

 
2016 (13)
 

Setembro (1)

 

 

» O diagnóstico de câncer d...

 

Agosto (1)

 

 

 

Julho (1)

 

 

 

Junho (3)

 

 

 

Maio (1)

 

 

 

Abril (2)

 

 

 

Março (1)

 

 

 

Fevereiro (2)

 

 

 

Janeiro (1)

 

 

2015 (12)
2014 (12)
2013 (8)
2012 (5)
2011 (10)
2010 (7)

 





GERAL POLÍTICA POLÍCIA TURISMO CULTURA AGRONEGÓCIO ESPORTE SAÚDE CLASSIFICADOS EVENTOS GUIA COMERCIAL
BUSCA   
Termo de Uso | Política de Privacidade | Anúncios Publicitários | Contatos

© 2009 Montanhas Capixabas - Todos os direitos reservados