GERAL POLÍTICA POLÍCIA TURISMO CULTURA AGRONEGÓCIO ESPORTE SAÚDE CLASSIFICADOS EVENTOS GUIA COMERCIAL
BUSCA   
ESCOLHA SUA CIDADE 22 DE JANEIRO DE 2017

 

Vida Saudável - Dicas de Saúde

Histórico

 

 

28/04/2010

Como identificar cárie onde o dentista não enxerga

 

 

 

 

A cárie e a doença periodontal são os dois principais problemas que afetam a saúde bucal. Existem duas formas principais de diagnosticar estas duas doenças: através do exame clínico feito pelo dentista no consultório e através de radiografias específicas intra-orais.

 

A coroa do dente tem cinco lados (o lado que morde, o da frente, o de trás e dois lados laterais ou “interproximais” que estão em contato com outro dente). No exame clínico, o dentista é capaz de visualizar a cárie somente no lado que morde e nos lados da frente e de trás do dente, mas não entre os dentes. É aí que entra a Radiografia Interproximal.

 

 

Com esta radiografia é possível ver a cárie que o dentista não enxerga no exame clínico, ou seja, aquela que ocorre nos lados que estão em contato com um outro dente. Se uma cárie for detectada precocemente, ela pode ser tratada de forma conservadora (com aplicação de flúor e mudança nos hábitos alimentares) ou restauradora (através de restaurações simples).

 

Entretanto, se uma cárie não for diagnosticada logo, ela pode aumentar de tamanho com o tempo e passar de uma simples restauração para um tratamento de canal. Além disso, as radiografias interproximais, que normalmente são feitas nos dentes de trás da boca, também servem para o dentista avaliar a doença periodontal e o nível de perda óssea ocasionado em cada região.

 

Novamente, se a doença periodontal não for diagnosticada precocemente, o dente perde seu suporte ósseo até ficar com grande mobilidade e cair. Ainda, as radiografias interproximais servem para ver a adaptação de próteses e restaurações que já estão na boca. Quando houver falta de adaptação, estas próteses ou restaurações precisam ser substituídas para evitar a cárie e a doença periodontal.

 

Assim, as radiografias interproximais devem ser indicadas para todos os pacientes, pois o exame clínico não é suficiente para o diagnóstico de cárie e de doença periodontal, principalmente entre os dentes.

 

Portanto, quando seu dentista solicita radiografias para um diagnóstico completo, ele está demonstrando que é um profissional consciente e está preocupado com a sua saúde bucal, pois, em odontologia, prevenir sempre é bem melhor do que remediar.

 

 

 

 

 

 

 

 
2016 (13)
 

Setembro (1)

 

 

» O diagnóstico de câncer d...

 

Agosto (1)

 

 

 

Julho (1)

 

 

 

Junho (3)

 

 

 

Maio (1)

 

 

 

Abril (2)

 

 

 

Março (1)

 

 

 

Fevereiro (2)

 

 

 

Janeiro (1)

 

 

2015 (12)
2014 (12)
2013 (8)
2012 (5)
2011 (10)
2010 (7)

 





GERAL POLÍTICA POLÍCIA TURISMO CULTURA AGRONEGÓCIO ESPORTE SAÚDE CLASSIFICADOS EVENTOS GUIA COMERCIAL
BUSCA   
Termo de Uso | Política de Privacidade | Anúncios Publicitários | Contatos

© 2009 Montanhas Capixabas - Todos os direitos reservados