GERAL POLÍTICA POLÍCIA TURISMO CULTURA AGRONEGÓCIO ESPORTE SAÚDE CLASSIFICADOS EVENTOS GUIA COMERCIAL
BUSCA   
ESCOLHA SUA CIDADE 22 DE JANEIRO DE 2017

 

Vida Saudável - Dicas de Saúde

Histórico

 

 

28/11/2012

Hábitos saudáveis podem evitar o surgimento de câncer

 

 

 
Foto: Assessoria de Comunicação/Seag
 
A data 27 de novembro é marcada como o Dia Nacional de Combate ao Câncer, doença que a cada ano acomete mais pessoas. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a projeção é que em 2012 surjam 10.740 novos casos no Espírito Santo. Entretanto, adotar hábitos saudáveis, evitando fatores de risco, pode diminuir as chances de surgimento do problema, terceira maior causa de morte entre os capixabas.
 
Segundo a coordenadora da Rede de Atenção Oncológica da Sesa, Rita Rocha, neste ano o Estado deu um passo importante no fortalecimento do combate ao câncer ao publicar uma portaria detalhando a Política Estadual de Controle dos Cânceres Prevalentes. 
 
“Essa portaria organiza a Rede de Atenção Oncológica, desde a promoção até a recuperação de pacientes”, comemora Rita. A Política foca os tipos mais prevalentes, como o câncer de mama, colo de útero, próstata, pulmão, boca, infanto-juvenil, cólon, pele e estômago. 
 
Hábitos Saudáveis
 
Uma das preocupações da portaria é a promoção da saúde. Embora haja uma herança genética, as chances de desenvolver o Câncer podem ser diminuídas com a adoção de atitudes saudáveis. “É preciso mudar o comportamento, não fumar, não beber, evitar obesidade e sedentarismo, esses são os fatores de risco e contribuem para o risco de adoecer”, diz a coordenadora. As dicas valem tanto para homens quanto mulheres. 
 
Entre o sexo feminino, o câncer de mama e de colo de útero são os mais comuns. “No caso do câncer de mama, a orientação do Ministério da Saúde (MS) orienta a realização de exames clínicos a partir dos 40 anos e de mamografia a partir dos 50 anos de idade”, detalha Rita Rocha. 
 
Para a prevenção do câncer de colo de útero os cuidados devem começar mais cedo. “E importante fazer exames ginecológicos regulares a partir dos 25 anos. Isso porque as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) são responsáveis por aumentar o risco”, salienta. A estimativa é que em 2012 apareçam 900 novos casos de câncer de mama e 340 de colo de útero. 
 
Nos homens a principal ameaça é o câncer de próstata. Portanto, a partir dos 40 anos é preciso visitar o médico regulamente. A porta de entrada, tanto para eles, quanto para elas, é sempre a unidade de saúde. 
 
Se houver alguma alteração nos procedimentos de rotina, será necessário realizar o exame de PSA (para identificar o câncer sem sintomas) e também o toque retal. “Os homens têm que deixar de lado o preconceito em relação a esse exame”, ressalta Rita Rocha. Para este ano, a previsão é que 1.310 homens sejam acometidos por esse tipo da doença.
 
Para a coordenadora, o Estado tem uma boa cobertura no tratamento oncológico. Atualmente, os serviços de alta complexidade (responsáveis pelo diagnóstico e reabilitação de pacientes) são ofertados pelo Hospital Estadual Infantil de Vitória, Santa Rita, Santa Casa de Misericórdia, Hospital Evangélico de Vila Velha e de Cachoeiro de Itapemirim, bem como o Rio Doce, em Linhares.
 
“Um coisa que a portaria estadual preconiza muito é o diagnóstico precoce. Temos ainda o reforço da lei federal recém-aprovada que prevê o início do tratamento em até 60 dias decorridos a contar da data do diagnóstico. Todas essas ações vão ajudar a diminuir o número de óbitos causados pelo problema, que matou 2611 pessoas em 2011”, salienta. 
 
Dicas
 
- Não fume! Essa é a regra mais importante para prevenir o câncer. Ao fumar, são liberadas no ambiente mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas por fumantes e não fumantes. 
 
- Alimentação saudável pode reduzir muito o risco de câncer. Coma mais frutas, legumes, verduras, grãos e cereais integrais, leite e derivados desnatados, e menos alimentos gordurosos, salgados e enlatados. 
 
- Faça 30 minutos diários de atividade física, leve ou moderada. A atividade física protetora consiste na iniciativa de se movimentar, de acordo com a rotina de cada um. 
 
- As mulheres com idade entre 25 e 59 anos devem realizar exame preventivo ginecológico. Após dois exames normais seguidos, deverá realizar um exame a cada três anos. Para os exames alterados, deve-se seguir as orientações médicas.
 
- As mulheres com 40 anos ou mais devem realizar o exame clínico das mamas anualmente. Aquelas que estiverem entre 50 e 69 anos devem realizar ainda a mamografia a cada dois anos. Esses exames devem ser feitos mesmo que a mulher não perceba nenhum sintoma. Se uma pessoa da família - principalmente a mãe, irmã ou filha - teve esta doença antes dos 50 anos de idade, a mulher tem mais chances de desenvolver um câncer de mama. Quem já teve câncer em uma das mamas ou câncer de ovário, em qualquer idade, deve ficar mais atenta. Nestes casos, a partir dos 35 anos, o exame clínico das mamas e a mamografia devem ser feitos uma vez por ano.
 
- A maioria dos cânceres de próstata não causa sintomas até que atinjam um tamanho considerável. Em homens acima de 50 anos, pode-se realizar o exame de toque retal e dosagem de PSA (proteína encontrada sangue) para saber se existe um câncer de próstata sem sintomas. 
 
- Evite ou limite a ingestão de bebidas alcóolicas. Os homens não devem tomar mais do que duas doses por dia, enquanto as mulheres devem limitar este consumo a uma dose. Isso corresponde a um copo de cerveja ou a uma taça de vinho.
 
- É recomendável que mulheres e homens, com 50 anos ou mais, realizem exame de sangue oculto nas fezes a cada ano (preferencialmente) ou a cada dois anos.
 
- Evite exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar. Se for inevitável a exposição ao sol durante a jornada de trabalho, use chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.
 
- Faça diariamente a higiene oral (escovação dos dentes e da língua) e consulte o dentista regularmente.
 

 

 

 

 

 

 

 

 
2016 (13)
 

Setembro (1)

 

 

» O diagnóstico de câncer d...

 

Agosto (1)

 

 

 

Julho (1)

 

 

 

Junho (3)

 

 

 

Maio (1)

 

 

 

Abril (2)

 

 

 

Março (1)

 

 

 

Fevereiro (2)

 

 

 

Janeiro (1)

 

 

2015 (12)
2014 (12)
2013 (8)
2012 (5)
2011 (10)
2010 (7)

 





GERAL POLÍTICA POLÍCIA TURISMO CULTURA AGRONEGÓCIO ESPORTE SAÚDE CLASSIFICADOS EVENTOS GUIA COMERCIAL
BUSCA   
Termo de Uso | Política de Privacidade | Anúncios Publicitários | Contatos

© 2009 Montanhas Capixabas - Todos os direitos reservados