GERAL POLÍTICA POLÍCIA TURISMO CULTURA AGRONEGÓCIO ESPORTE SAÚDE CLASSIFICADOS EVENTOS GUIA COMERCIAL
BUSCA   
ESCOLHA SUA CIDADE 20 DE JANEIRO DE 2017

 

Vida Saudável - Dicas de Saúde

Histórico

 

 

24/05/2012

Diabetes Tipo 1 e Tipo 2, como evitar?

 

 

 
A diabetes é um problema de saúde que afeta crianças e adultos de todas as idades, mas não é pega tão facilmente como um resfriado. Em alguns casos, o diabetes pode ser evitada. Como? Vamos descobrir.
 
O que é a diabete?
 
A diabetes é uma doença que afeta o modo como o corpo usa a glicose, um açúcar que é a principal fonte de combustível para o corpo. Assim como um tocador de CD precisa de pilhas, seu corpo precisa de glicose para funcionar. 
 
A glicose deve funcionar da seguinte forma: nós comemos; a glicose contida nos alimentos entra na corrente sanguínea; o pâncreas produz um hormônio chamado insulina; a insulina ajuda a glicose a entrar nas células do corpo e o corpo obtém a energia de que necessita.
 
O pâncreas é uma glândula, larga e plana, localizada no abdômen, que ajuda o organismo a digerir os alimentos. Também produz insulina. A insulina é como uma chave que abre as portas para as células do corpo. Isso permite que a glicose entre. Então, pode passar a glicose do sangue para as células.
 
No entanto, quando uma pessoa tem diabetes, ou o corpo não produz insulina (chamado de diabetes tipo 1), ou a insulina no organismo não está funcionando como deveria (isso é chamado de diabetes tipo 2). Como a glicose não consegue entrar nas células, normalmente, os níveis de açúcar no sangue ficam demasiado elevados. Quando uma pessoa tem níveis elevados de açúcar no sangue e não recebe tratamento, fica doente.
 
Diabetes tipo 1, não é evitável
 
A diabetes tipo 1 não é evitável. Mesmo os médicos não podem determinar quem irá desenvolver esta doença. Ninguém sabe ao certo por que algumas crianças tem diabetes tipo 1, mas os cientistas acreditam que esta doença não está relacionada com a genética. 
 
Os genes que são passados de pais para filhos são algo de instruções que determinam a aparência e o funcionamento do corpo. No entanto, para ter diabetes, não é suficiente ter herdado os genes. Na maioria dos casos, para uma pessoa ter diabetes tipo 1, deve haver um outro fator, como a presença de uma infecção viral.
 
A diabetes tipo 1 não é contagiosa. Portanto, não se pode passar para outra pessoa ou passá-la para todos os amigos. Além disso, comer muito açúcar pode provocar diabetes tipo 1.

A diabetes tipo 2 pode ser prevenida
 
A diabetes tipo 2 é diferente. Em alguns casos, pode ser prevenida. Na diabetes tipo 2, o pâncreas produz insulina, mas o corpo não responde a este hormônio como deveria. A maioria das pessoas com diabetes tipo 2 está acima do peso. No passado, os adultos que sofriam de excesso de peso tinham especialmente diabetes tipo 2. Hoje, há um maior número de crianças com diabetes tipo 2, provavelmente porque há mais crianças com sobrepeso.
 
Como você pode prevenir diabetes tipo 2? 
 
Excesso de peso faz com que seja mais difícil para o corpo usar a insulina adequadamente. Duas boas opções para prevenir a diabetes são escolher alimentos saudáveis e fazer exercícios o suficiente. Se você quiser ajudar a prevenir a diabetes tipo 2, ou simplesmente se sentir saudável de muitas outras maneiras, siga algumas etapas:
 
- Escolha alimentos que são saudáveis. Algumas boas opções são: cereais e pães, frutas, legumes, leite, iogurte, queijo, carnes magras e outras fontes de proteína.
- Restrinja o consumo de fast food e refrigerantes açucarados. Tente reduzir o consumo de alimentos rápidos, com alta de gordura e bebidas açucaradas como refrigerantes, sucos e chá gelado.
- Levantar e avançar. Quando se trata de prevenir o diabetes e se manter saudável, permanecer ativa é melhor do que assistir televisão ou passar o tempo com videogames ou jogos eletrônicos. 
- Um médico pode ajudar você a saber se o seu peso é saudável e ensiná-lo a mantê-lo.
 

 

 

 

 

Gilson

03/10/2012
06h19

Gostei demais sobre a explicação da diabetis, de modo simples e ficou bem claro pra mim! Valeu...bom dia para quem esceveu esta matéria! Gilson...


Reportar abuso

 

 
2016 (13)
 

Setembro (1)

 

 

» O diagnóstico de câncer d...

 

Agosto (1)

 

 

 

Julho (1)

 

 

 

Junho (3)

 

 

 

Maio (1)

 

 

 

Abril (2)

 

 

 

Março (1)

 

 

 

Fevereiro (2)

 

 

 

Janeiro (1)

 

 

2015 (12)
2014 (12)
2013 (8)
2012 (5)
2011 (10)
2010 (7)

 





GERAL POLÍTICA POLÍCIA TURISMO CULTURA AGRONEGÓCIO ESPORTE SAÚDE CLASSIFICADOS EVENTOS GUIA COMERCIAL
BUSCA   
Termo de Uso | Política de Privacidade | Anúncios Publicitários | Contatos

© 2009 Montanhas Capixabas - Todos os direitos reservados