GERAL POLÍTICA POLÍCIA TURISMO CULTURA AGRONEGÓCIO ESPORTE SAÚDE CLASSIFICADOS EVENTOS GUIA COMERCIAL
BUSCA   
ESCOLHA SUA CIDADE 22 DE JANEIRO DE 2017

 

Vida Saudável - Dicas de Saúde

Histórico

 

 

31/10/2011

Alimentos funcionais: O que significa?

 

 

 
Alimentos funcionais são alimentos ou ingredientes que produzem efeitos metabólicos e fisiológicos benéficos à saúde. Considerando que o Brasil está enfrentando um aumento de doenças que são derivadas da má alimentação, o consumo diário destes alimentos se torna uma boa alternativa para conter o avanço dessas doenças. Devemos usá-los, principalmente, como prevenção, e o efeito ocorre quando são incluídos na alimentação diária.
 
Conheça alguns dos alimentos funcionais:
 
- Amaranto: uma importante fonte de proteínas, cálcio (para preservar a massa óssea) e zinco (melhora a imunidade e é antioxidante). Também contribui para a redução dos níveis de colesterol, além de ser rico em fibras.

-Quinoa: Este grão possui proteína de alta qualidade, baixo teor de colesterol e é rico em fibras. As fibras auxiliam no bom funcionamento intestinal e no controle dos níveis de colesterol e glicemia no sangue.
 
-Aveia: A aveia é uma fibra que reduz risco de câncer de cólon e melhora o funcionamento intestinal. As fibras solúveis podem ajudar no controle da glicemia e no tratamento da obesidade, pois dão maior saciedade.

- Linhaça: É uma semente rica em ômega 3 que auxilia na redução do LDL- colesterol. Dessa forma, melhora a parte cardiovascular e previne doenças do coração. Além disso, sugere-se que ele induz a longevidade. 
 
- Castanha do pará: Assim como noz, pistache e amêndoa, auxilia na prevenção de problemas cardíacos. Rica em selênio (potente antioxidante), o que faz a prevenção do câncer e do envelhecimento precoce.

- Soja: Seu consumo regular pode diminuir os níveis de colesterol, além de ajudar a amenizar incômodos da menopausa e a prevenir o câncer de mama e de cólon. 
 
- Licopeno: É uma substância responsável pela pigmentação vermelha das verduras e frutas e age como antioxidante. Em recente pesquisa, o licopeno foi indicado como uma eficaz prevenção ao câncer de próstata.
 
Esses são alguns dos alimentos que podemos usar em nosso benefício. Devemos incluí-los diariamente em nossas refeições, introduzindo-os em saladas, no arroz e no preparo de sopas. Dessa forma, teremos mais longevidade e prevenimos algumas doenças que são comuns hoje em dia, devido ao estilo de vida, ao sedentarismo e ao alto consumo de alimentos processados, ricos em sal, gordura e açúcar. Mas lembre-se: a quantidade dos alimentos funcionais deve ser orientada por um nutricionista.
   
Experimente viver bem e ter qualidade de vida. Vale a pena!
 
 

Contato:
 
Luciana Pizzarollo Zandonadi
Especialista em nutrição clínica
(27) 9983-5561
 

 

 

 

 

 

 
2016 (13)
 

Setembro (1)

 

 

» O diagnóstico de câncer d...

 

Agosto (1)

 

 

 

Julho (1)

 

 

 

Junho (3)

 

 

 

Maio (1)

 

 

 

Abril (2)

 

 

 

Março (1)

 

 

 

Fevereiro (2)

 

 

 

Janeiro (1)

 

 

2015 (12)
2014 (12)
2013 (8)
2012 (5)
2011 (10)
2010 (7)

 





GERAL POLÍTICA POLÍCIA TURISMO CULTURA AGRONEGÓCIO ESPORTE SAÚDE CLASSIFICADOS EVENTOS GUIA COMERCIAL
BUSCA   
Termo de Uso | Política de Privacidade | Anúncios Publicitários | Contatos

© 2009 Montanhas Capixabas - Todos os direitos reservados