GERAL POLÍTICA POLÍCIA TURISMO CULTURA AGRONEGÓCIO ESPORTE SAÚDE CLASSIFICADOS EVENTOS GUIA COMERCIAL
BUSCA   
ESCOLHA SUA CIDADE 20 DE JANEIRO DE 2017

 

Vida Saudável - Dicas de Saúde

Histórico

 

 

21/09/2011

Prebióticos e probióticos: para um intestino saudável

 

 

 
Para o bem estar e saúde devemos manter o bom funcionamento intestinal. Esse órgão é responsável pela absorção dos nutrientes e água, providos da nossa alimentação.
 
Uma dieta rica em doces, frituras, fast foods, alimentos industrializados e pobre em frutas, verduras e legumes, altera de forma prejudicial o funcionamento intestinal e aumenta o risco de desenvolvimento de diversas doenças como inflamação, diarréia e constipação intestinal. Além disso, prejudica nosso sistema imunológico, favorecendo o surgimento de doenças e até prejudica a absorção de nutrientes, causando deficiências nutricionais.
 
Hoje em dia, temos produtos funcionais que auxiliam a regular a microbiota intestinal: prebióticos e os probióticos, que vamos conhecer melhor.
 
Prebióticos 
 
Os prebióticos são fibras resistentes a ação das enzimas, ou seja, o nosso corpo não digere. Portanto têm algumas funções importantes, principalmente no funcionamento intestinal: fazem a manutenção da flora intestinal, estimulam o trânsito intestinal, contribuem com a consistência normal das fezes (previnem diarréia e a constipação intestinal). Além disso, auxiliam na absorção das substâncias que são realmente necessárias, eliminando excesso de glicose (açúcar), colesterol e colaborando com a redução do colesterol e triglicerídeos sanguíneos.
 
Onde encontramos? Nos fruto-oligossacarídeos (FOS) e na inulina. Os FOS são encontrados em origem vegetal, como cebola, alho, tomate, banana, cevada, aveia, trigo, mel. E a inulina é uma parte da glicose retirada principalmente da raiz da chicória. Mas também encontramos no alho, cebola, aspargos e alcachofra. Encontramos a inulina também produzida comercialmente.
 
Probióticos
 
O termo probiótico deriva do grego e significa “pró-vida”. São micro-organismos que exercem efeitos benéficos para a saúde. É considerado um alimento funcional. 
 
As mais conhecidas bactérias que exercem essa função são as Bifidobacterium e Lactobacillus, em especial Lactobacillus acidophillus, encontradas em leite fermentado, por exemplo. Elas agem produzindo compostos que favorecem a presença de bactérias benéficas ao organismo e diminuem as bactérias e micro-organismos que nos prejudicam. 
 
Outra ação dos probióticos é a proteção da nossa mucosa intestinal é transformar as fibras em ácidos. Os ácidos diminuem as bactérias que provocam doenças e gases. Além disso, os probióticos aumentam o valor nutritivo dos alimentos, porque há um aumento dos níveis de vitaminas do complexo B e aminoácidos e melhoram a absorção de cálcio e ferro. Outra função importante é para quem possui intolerância à lactose, devido ao aumento de uma enzima que facilita a sua digestão.  
 
Segundo estudos recentes, além destas funções, os probióticos também auxiliam no reforço do sistema imunológico, ajudando o organismo a criar defesas contra bactérias e micro-organismos indesejáveis.
 
Onde encontramos? Em alimentos industrializados presentes no mercado na forma de leites fermentados, iogurte. Encontramos também forma de pó ou cápsulas. Os leites fermentados são o principal exemplo de fonte de probióticos, mas é preciso ter uma ingestão diária para que os resultados apareçam.
 
Novidade: hoje, existe o simbiótico, que é a combinação de um prebiótico com o probiótico, aumentando assim eficiência de cada um deles.
 
Os prebióticos e probióticos têm essas funções, e o consumo destes alimentos deve ser estimulado. Podemos encontrá-los em alimentos e em medicamentos. É importante, além dessa intervenção, hábitos alimentares saudáveis, prática de atividade física e boa ingestão de água. A quantidade ingerida é determinante para o sucesso do tratamento.
 
É fundamental consultar um nutricionista para saber as melhores fontes destas substâncias e a quantidade a ser ingerida. 
 
Opte por uma vida saudável. Vale a pena!
 
 

Contato:
 
Luciana Pizzarollo Zandonadi
Especialista em nutrição clínica
(27) 9983-5561
 

 

 

 

 

 

 
2016 (13)
 

Setembro (1)

 

 

» O diagnóstico de câncer d...

 

Agosto (1)

 

 

 

Julho (1)

 

 

 

Junho (3)

 

 

 

Maio (1)

 

 

 

Abril (2)

 

 

 

Março (1)

 

 

 

Fevereiro (2)

 

 

 

Janeiro (1)

 

 

2015 (12)
2014 (12)
2013 (8)
2012 (5)
2011 (10)
2010 (7)

 





GERAL POLÍTICA POLÍCIA TURISMO CULTURA AGRONEGÓCIO ESPORTE SAÚDE CLASSIFICADOS EVENTOS GUIA COMERCIAL
BUSCA   
Termo de Uso | Política de Privacidade | Anúncios Publicitários | Contatos

© 2009 Montanhas Capixabas - Todos os direitos reservados