GERAL POLÍTICA POLÍCIA TURISMO CULTURA AGRONEGÓCIO ESPORTE SAÚDE CLASSIFICADOS EVENTOS GUIA COMERCIAL
BUSCA   
ESCOLHA SUA CIDADE 20 DE JANEIRO DE 2017

 

Vida Saudável - Dicas de Saúde

Histórico

 

 

22/07/2010

Alcoolismo

 

 

 
 
O alcoolismo é um conjunto de disfunções biológicas, psicológicas e sócias relacionadas ao uso persistente, excessivo e incontrolável de bebidas alcoólicas com certa tolerância aos seus efeitos, que leva ao uso de doses progressivamente maiores e sinais de abstinência com a interrupção do seu consumo (PEDROSO & OLIVEIRA, 2007).
 
A síndrome de abstinência alcoólica constitui-se no conjunto de sinais e sintomas observado nas pessoas que interrompem o uso de álcool após longo e intenso uso. As formas mais leves de abstinência se apresentam com tremores, aumento da sudorese, aceleração do pulso, insônia, náuseas e vômitos, ansiedade depois de 6 a 48 horas desde a última bebida.
 
A síndrome de abstinência leve não precisa necessariamente surgir com todos esses sintomas, na maioria das vezes, inclusive, limita-se aos tremores, insônia e irritabilidade. A síndrome de abstinência torna-se mais perigosa com o surgimento do delirium tremens. Nesse estado o paciente apresenta confusão mental, alucinações, convulsões. Geralmente começa dentro de 48 a 96 horas a partir da ultima dose de bebida.
 
No Brasil, o uso abusivo do álcool e o alcoolismo e suas conseqüências são a terceira causa de morte. Entre 12 e 16% das pessoas (20% dos homens e 8% das mulheres) apresentam problemas de alcoolismo em alguma época da sua vida, e esse risco tem origens multifatoriais genéticas, ambientais e de personalidade. A condição de alcoolismo e dependente encurta a expectativa de vida em cerca de 17 anos (PEDROSO & OLIVEIRA, 2007).
 
O combate ao abuso do álcool e alcoolismo crônico e suas conseqüências deve ser encarado como uma questão prioritária de saúde pública. Se você tem alguma dúvida ou conhece alguém que precise de ajuda para superar essa dependência consulte seu médico ou converse com seu farmacêutico para procurar orientação de como superar esse problema que acaba afetando o relacionamento com a família, os colegas de trabalho e a comunidade em geral.
 

 

 

 

 

 

 
2016 (13)
 

Setembro (1)

 

 

» O diagnóstico de câncer d...

 

Agosto (1)

 

 

 

Julho (1)

 

 

 

Junho (3)

 

 

 

Maio (1)

 

 

 

Abril (2)

 

 

 

Março (1)

 

 

 

Fevereiro (2)

 

 

 

Janeiro (1)

 

 

2015 (12)
2014 (12)
2013 (8)
2012 (5)
2011 (10)
2010 (7)

 





GERAL POLÍTICA POLÍCIA TURISMO CULTURA AGRONEGÓCIO ESPORTE SAÚDE CLASSIFICADOS EVENTOS GUIA COMERCIAL
BUSCA   
Termo de Uso | Política de Privacidade | Anúncios Publicitários | Contatos

© 2009 Montanhas Capixabas - Todos os direitos reservados