GERAL POLÍTICA POLÍCIA TURISMO CULTURA AGRONEGÓCIO ESPORTE SAÚDE CLASSIFICADOS EVENTOS GUIA COMERCIAL
BUSCA   
ESCOLHA SUA CIDADE 20 DE JANEIRO DE 2017

 

Vida Saudável - Dicas de Saúde

Histórico

 

 

09/05/2016

Afinal, o que verdadeiramente é ''saúde''?

 

 



Em nossos dias, é bastante comum ouvirmos e vermos várias pessoas discutindo assuntos relacionados ao tema saúde, sendo profissionais ou leigos no assunto. A saúde parece estar entre os maiores objetivos da maioria da população, que busca incessantemente aproximar-se desta palavra, das mais variadas formas. Mas afinal, do que estamos falando quando usamos a palavra “saúde”?

O termo “saúde” é muito mais complexo do que imaginamos: para a OMS (Organização Mundial da Saúde), por exemplo,o conceito de saúde é “um estado de completo bem-estar biopsicosocial”. A partir daí, podemos pensar que, em se tratando do termo saúde, precisamos considerar que não se trata apenas da ausência de doença, mas de um “bem-estar” em todos os âmbitos da vida. 

Pensando neste sentido, como podemos “produzir” saúde? A resposta está no fato de irmos além da questão de eliminarmos as doenças ou enfermidades, mas focar no indivíduo, de forma que sejam potencializadas ações que promovam maior qualidade de vida para o mesmo. 

Não se refere, por exemplo, ao fato de buscar tratar a doença, mas o foco precisa ser tratar o indivíduo, pois o simples fato de eliminar a enfermidade não significa que a pessoa está saudável ou não. 

Se o foco fica na doença, acaba-se esquecendo daquela pessoa que está em sofrimento. Também, devido a todo o processo de adoecimento que se está vivendo, é preciso dar ao indivíduo ferramentas e apoio para ele se recompor e retomar sua vida, buscando desenvolver estratégias para lidar com as mudanças promovidas por um processo de adoecimento, por exemplo.

Falando no termo saúde, falamos também em preservar bons hábitos de vida, como fazer exames de rotina, buscar uma alimentação saudável, procurar ajuda quando em situações de dificuldade ou até mesmo para se conhecer melhor e conseguir lidar de uma forma mais efetiva com as dificuldades, atividade física regular, momentos de lazer em família, etc. 

É preciso compreender que destinar parte do orçamento para algumas destas finalidades que buscam promover uma maior qualidade de vida, e em conseqüência mais saúde, não pode ser visto como um gasto, mas sim como um investimento em si mesmo - investimento este que traz um retorno a curto, médio e longo prazo. 

Não questionamos muito se precisamos gastar com um carro mais novo, uma casa melhor, mas por que relutar tanto em investir em ações que promovam uma maior qualidade de vida, que resultará em benefícios para todos os envolvidos, direta ou indiretamente? É um questionamento que é preciso que cada um faça a si mesmo.

E em se falando de saúde, não podemos deixar de falar em prevenção. O que estamos fazendo para evitar que percamos a oportunidade de usufruir de nossa vida com mais saúde? Como estão nossos hábitos? Quanto tempo dedicamos para nosso descanso, nosso lazer, para buscarmos informaçõesque nos permitem evitar chegar ao ponto de adoecimento? 

É o momento de elegermos quais são as prioridades em nossa vida, mesmo que precisemos de ajuda profissional, inclusive para auxiliar nesta organização, ou então precisamos pensar se estamos dispostos a pagar o preço por não buscarmos levar a vida da melhor forma possível, dentro das possibilidades. 
 

 

 

 

 

Sidney Dalvi

16/05/2016
10h22

Concordo muito com o texto, e pior:infelizmente temos uma cultura de lembrar da saúde na ausência dela... É preciso tentar mudar esta cultura do só me cuido quando estou doente e além disso entendermos melhor a concepção da palavra;haja vista que ter saúde não significa simplesmente ausência de patologias.


Reportar abuso

 

 
2016 (13)
 

Setembro (1)

 

 

» O diagnóstico de câncer d...

 

Agosto (1)

 

 

 

Julho (1)

 

 

 

Junho (3)

 

 

 

Maio (1)

 

 

 

Abril (2)

 

 

 

Março (1)

 

 

 

Fevereiro (2)

 

 

 

Janeiro (1)

 

 

2015 (12)
2014 (12)
2013 (8)
2012 (5)
2011 (10)
2010 (7)

 





GERAL POLÍTICA POLÍCIA TURISMO CULTURA AGRONEGÓCIO ESPORTE SAÚDE CLASSIFICADOS EVENTOS GUIA COMERCIAL
BUSCA   
Termo de Uso | Política de Privacidade | Anúncios Publicitários | Contatos

© 2009 Montanhas Capixabas - Todos os direitos reservados