GERAL POLÍTICA POLÍCIA TURISMO CULTURA AGRONEGÓCIO ESPORTE SAÚDE CLASSIFICADOS EVENTOS GUIA COMERCIAL
BUSCA   
ESCOLHA SUA CIDADE 20 DE JANEIRO DE 2017

 

Vida Saudável - Dicas de Saúde

Histórico

 

 

04/06/2010

Radiografia Panorâmica e a saúde bucal

 

 

 
 
O sucesso de um tratamento odontológico depende de 4 fatores: um bom exame clínico, um bom diagnóstico dos problemas do paciente, um bom plano de tratamento e uma boa execução do tratamento.
 
Uma vez que o dentista atendeu o paciente e o examinou, colhendo o seu histórico clínico e a sua queixa principal, ele precisa de um “algo a mais” para ter uma noção melhor de todo o estado da saúde bucal do paciente.
 
Este "algo a mais" é exatamente a Radiografia Panorâmica, capaz de mostrar ao dentista uma visão geral, panorâmica, de todo o estado da boca do paciente, incluindo uma análise geral de todos os dentes e dos ossos da maxila e da mandíbula, que compõem o sistema mastigatório junto com músculos e articulações. 
 
  
 
  
Quando o dentista solicita uma radiografia panorâmica, ele está querendo visualizar: cáries, restos de raízes, dentes inclusos (sisos e outros), posicionamento dos dentes, dentes com tratamento de canal, ausência de dentes, reabsorção do osso (doença periodontal), fraturas, lesões no osso (abscessos ou cistos), alterações nas formas dos dentes ou dos ossos, dentes permanentes em formação que estão por baixo dos dentes de leite, enfim, uma série de fatores muito importantes para o direcionamento de um diagnóstico correto e um planejamento adequado do tratamento. 
 
Muitas vezes, a partir da radiografia panorâmica, o dentista pode solicitar outros exames para visualizar com mais detalhes uma região específica que requer mais atenção. 
 
Além disso, a partir de uma radiografia panorâmica, o dentista pode descobrir outros problemas muito mais sérios do que aquele que levou o paciente a procurá-lo, podendo assim orientar melhor o tratamento, visando não somente a reparação dos problemas existentes, mas principalmente a prevenção de outros problemas ainda maiores.
 

 

 

 

 

Fernanda Reinholtz

06/07/2010
14h44

Oi Evandro! Muito elucidativo o seu texto. Pena que grande parte da população brasileira ainda não tem recursos financerios para ter acesso aos tratamentos odontológicos necessários. Que os nossos políticos possam pensar em políticas públicas mais sérias para esta área tão carente.


Reportar abuso

 

 
2016 (13)
 

Setembro (1)

 

 

» O diagnóstico de câncer d...

 

Agosto (1)

 

 

 

Julho (1)

 

 

 

Junho (3)

 

 

 

Maio (1)

 

 

 

Abril (2)

 

 

 

Março (1)

 

 

 

Fevereiro (2)

 

 

 

Janeiro (1)

 

 

2015 (12)
2014 (12)
2013 (8)
2012 (5)
2011 (10)
2010 (7)

 





GERAL POLÍTICA POLÍCIA TURISMO CULTURA AGRONEGÓCIO ESPORTE SAÚDE CLASSIFICADOS EVENTOS GUIA COMERCIAL
BUSCA   
Termo de Uso | Política de Privacidade | Anúncios Publicitários | Contatos

© 2009 Montanhas Capixabas - Todos os direitos reservados