GERAL POLÍTICA POLÍCIA TURISMO CULTURA AGRONEGÓCIO ESPORTE SAÚDE CLASSIFICADOS EVENTOS GUIA COMERCIAL
BUSCA   
ESCOLHA SUA CIDADE 20 DE JANEIRO DE 2017

 

Vida Saudável - Dicas de Saúde

Histórico

 

 

25/08/2015

Falta de informação pode causar cegueira

 

 


Já imaginou do dia para noite ficar sem sua visão? Ficar sem poder ver a luz do dia? Não conseguir mais admirar o por do sol?

A cada cinco segundos uma pessoa fica cega no mundo, quando acabar de ler este texto pelo menos 20 pessoas já terão ficado cegas! Esse número é muito alto, mas o que mais impressiona é que 75% dessas pessoas poderiam estar enxergando, isso porque a maior parte das causas da cegueira são de doenças previsíveis/ ou tratáveis, passiveis de cura, nos explica o Dr. João Guilherme de Moraes especialista em Retina e Vítreo.

Muitas doenças que causam a cegueira podem ser tratadas ou evitadas, como catarata, glaucoma e a Degeneração Macular Relacionada à Idade também conhecida como DMRI.

Segundo o Dr. João Guilherme de Moraes a DMRI (Degeneração Macular Relacionada a Idade) a doença é uma das principais causas de cegueira em pacientes com idade acima de 60 anos, é uma doença crônica e progressiva, e muitas vezes silenciosa, devido a incrível habilidade dos olhos se adaptarem o paciente não percebe a evolução da doença, quando se dá conta, boa parte da visão central já foi afetada, prejudicando muito sua qualidade de vida e impedindo de realizar tarefas do dia-a-dia.

A DMRI é caracterizada pela perda da visão central, isso acontece porque a doença origina-se no fundo do olho, numa região conhecida como mácula, por motivos ainda desconhecidos a doença se ocorre pelo acumulo de proteínas e gorduras conhecidas como drusas, na camada do fundo do olho denominada mácula.

A doença possui duas formas a DMRI seca e a DMRI úmida ou exsudativa, a primeira atinge cerca de 90% dos pacientes e nem sempre leva a perda total da visão, mas o paciente tem a visão central prejudicada, o que limita muito suas atividades diárias. Já a DMRI úmida é muito mais agressiva e pode levar a perda da visão. A DMRI úmida além do acúmulo de drusas apresenta um crescimento de vasos sanguineos anormais e mais fracos na maculo, esses vasos podem vazar soltando fluido na mácula, e prejudicando muito a visão, podendo levar a cegueira.

Não foi possível determinar as causas da DMRI mas pacientes que tem melhor saúde e qualidade de vida, possuem menos riscos, por isso evitar o tabaco, bebidas alcoólicas, praticar atividades físicas e se alimentar corretamente são ótimas recomendações para se prevenir da DMRI e de outras doenças também. 

O que muitas pessoas não sabem é que a DMRI úmida, tem tratamento e este é muito eficiente. A Dra. Camila Winckler Oftalmologista especialista em Retina e Vítreo conta que o tratamento mais eficaz atualmente é a aplicação de medicamentos diretamente no olho, esses medicamentos tem um principio ativo que bloqueia o avanço da DMRI, são conhecidos como Anti-VGEF.

O Dr. João Guilherme de Moraes fundador do Instituto Retina Curitiba, nos informa que o VEGF (fator de crescimento endotelial vascular) é uma molécula que promove o crescimento dos vasos anormais, os medicamentos utilizados como Lucentins, Avanstin e Macugem bloqueiam o VEGF e conseguem parar o desenvolvimento da DMRI úmida, em muitos casos a visão do paciente melhora.

O tratamento é feito com aplicações mensais do medicamento no olho, um procedimento ambulatorial, que deve ser realizado por profissional especializado e num ambiente cirúrgico com toda a segurança clinica disponível.

O procedimento é muito seguro e eficiente, comprovado por milhares de pesquisas e com resultado em milhões de pacientes por todo o mundo.

O que as pessoas não sabem é que este tipo de procedimento tem cobertura pelos planos de saúde, através de uma resolução da ANS, portanto muitas pessoas tem acesso ao tratamento, mas infelizmente por falta de informação não procuram assistência quando a doença é passível de tratamento.

Uma pesquisa recente indicou que 81% das pessoas não conhecem da DMRI, esse número é alarmante, sobretudo por se tratar de uma doença previsível e tratável. A falta de informação pode levar mais pessoas a ficarem cegas, quando podiam evitar ou tratar a doença. 

Por isso a falta de informação é uma das principais causas de cegueira do Brasil, é preciso que a população seja informada pelas autoridades sobre essas e outras doenças. 

Fonte: dino.com.br
 

 

 

 

 

 

 
2016 (13)
 

Setembro (1)

 

 

» O diagnóstico de câncer d...

 

Agosto (1)

 

 

 

Julho (1)

 

 

 

Junho (3)

 

 

 

Maio (1)

 

 

 

Abril (2)

 

 

 

Março (1)

 

 

 

Fevereiro (2)

 

 

 

Janeiro (1)

 

 

2015 (12)
2014 (12)
2013 (8)
2012 (5)
2011 (10)
2010 (7)

 





GERAL POLÍTICA POLÍCIA TURISMO CULTURA AGRONEGÓCIO ESPORTE SAÚDE CLASSIFICADOS EVENTOS GUIA COMERCIAL
BUSCA   
Termo de Uso | Política de Privacidade | Anúncios Publicitários | Contatos

© 2009 Montanhas Capixabas - Todos os direitos reservados