GERAL POLÍTICA POLÍCIA TURISMO CULTURA AGRONEGÓCIO ESPORTE SAÚDE CLASSIFICADOS EVENTOS GUIA COMERCIAL
BUSCA   
ESCOLHA SUA CIDADE 21 DE JANEIRO DE 2017

 

História

Histórico

 

 

14/01/2011

O Caminho do Enxaimel

 

 

 
O Caminho do Enxaimel                                         
Der Farchwerkweghauser
 
ENXAIMEL ou FACHWERCK é um tipo de arquitetura surgido na Europa em tempos idos e muito aderido na Alemanha, o que faz este país ser conhecido como o País do Enxaimel. 
 
São paredes montadas em madeiras encaixadas em sentidos vertical e horizontal, que dão forma e beleza às construções. Os espaços são preenchidos com taipá, popularmente estuque, e ou tijolos. 
 
É uma das principais atrações turísticas na Alemanha e principalmente nas pequenas cidades, onde esse tipo de arquitetura foi muito bem preservada, embora, na II Guerra Mundial, muitas casas tenham sido totalmente destruídas.
 
Como o município de Domingos Martins foi colonizado por alemães e tem uma vocação turística, em minha viagem à Alemanha, recentemente, resolvi fazer esta matéria para alertar o nosso povo na preservação de nossa história. 
 
Turismo é uma consequência da cultura e da história de um povo e, com certeza, traz divisas para as cidades. É, sem dúvida alguma, uma das maiores fontes de riqueza de um país e isto eu observei claramente na Alemanha, Inglaterra, Suíça e Áustria.
 
Existem algumas casas em Campinho que foram construídas obedecendo esta arquitetura. Observem as residências das famílias Schlenz, próxima à creche, Soyka e Gerhardt - hoje propriedade de Aurélio Ewald- na Avenida Presidente Vargas. Pelo interior do município é muito fácil de encontrá-las. 
 
Aqui, não sei o porquê, os colonos rebocavam a madeira. Alguns arquitetos já me falaram que é devido ao clima e ao cupim e então o reboco protegia a madeira.
 
Existe uma Lei Municipal (Lei Municipal 1197 de 28-11-1991 alterada pela Lei Municipal 1.360/95, Regulamentada pelo Decreto Municipal 2934/95) que isenta em 5 (cinco) anos o proprietário que utilizar este tipo de arquitetura na fachada da casa. Esta lei, a Prefeitura Municipal copiou em Blumenau-SC há alguns anos e trouxe para Domingos Martins. Foram feitas algumas adaptações e então a Lei foi enviada para a Câmara Municipal e aprovada. Portanto, vale a pena a população aderir a esta arquitetura, embelezar a cidade e ainda se beneficiar deste incentivo fiscal.
 
Agora veja o vídeo e se encante com a terra de nossos antepassados, o Hunsrück ,que fica localizado no centro oeste da Alemanha no Estado de Rheinland Pfalz - Reno Palatinado , na fronteira com a França, Bélgica e Luxemburgo,cuja capital é Mainz, próxima a Frankfurt.
 
Observem bem no vídeo que verão uma placa da pequena Vila de Lötzbeuren. A maioria das famílias de Domingos Martins tem suas raízes naquela região, principalmente os de Religião Luterana.
 

 

 

 

 

 

Nome

02/02/2011
13h17

Caro Joel, Achei magnífica a sua idéia de "Os Caminhos do Enxamel". É assim que se preserva a educação a cultura e a tradição de um povo. Parabéns!


Reportar abuso

Nome

02/02/2011
15h52

gostei demais..pois admiro esta tradiçao..


Reportar abuso

Carlos

07/02/2011
07h24

Caro senhor Joel,pelo que sei os europeus que se instalaram em nossa região eram de poder aquisito bem mais inferior aos que ficaram na região do sul do país. Portanto,para deixar as madeiras aparentes,precisavam de dar maior manutenção às mesmas ao contrário de que se rebocassem as paredes ocultando-as não haveria necessidade alguma de manutenção evitando gastos.


Reportar abuso

Joel Guilherme velten

10/02/2011
20h32

Boa noite Sr. Carlos. Obrigado pela informação. muito importante. O senhor é arquiteto? Conhece o Dr. Gunter Weimer que é professor do curso de pós graduação da UFRS? Fiz a mesma pergunta para ele e estiu aguardandop resposta. Ficarei contente se o senhor entrar em contato comigo. Ligue-me à cobrar 27-32681272 Estamos com um projeto Nova Germânia e um das metas é a preservação da arquitetura enxaimel nas colõnias alemãs do ES. Se quiser integrar será um prazer.


Reportar abuso

Joel Guilherme Velten

10/02/2011
20h35

Senhores comentaristas, por favor entrem em contato comigo para que conheçam o projeto Nova Germânia. A 1ª ação já está em fase de excução. Creio que vai embelezar a nossa cidade. Meu telefone é 27-32681272 ou 99837047


Reportar abuso

Horst Spies

03/03/2011
19h30

Olá Sr. Joel, se pudesse também queria fazer uma vaigem assim. O enmxaimel, além de ser bonito, é normalmente construido em cima de pedras grandes, ou fundações e o fundo da casa é aberto ou oco, e assim mantém a casa ventilada por baixo, e tem assoalho, tornando menos prejudicial à saúde. Um grande abraço a quem eu ainda não conheço, parabéns pela publicação. Saudações. Horst Spies-coordenado do Grupo Folclorico Alpen Bach de Pomerode-SC. www.alpenbach.com.br


Reportar abuso

Joel G. Velten

06/03/2011
06h29

Boa noite Horst, Obrigado pelo seu comentário. Ficarei muito feliz se encaminhar um e-mailm par o Sr. Prefeito Municipal dizendo da importãncia de valorização do enxaimel na colônoia alemã. Com certeza me dará muto respaldo no projeto que está sendo desenvolvido em nossa cidade. Pode mandar par este e-mail comunicacao@domingosmartins.es.gov.br Pretendemos construir na Praça Principal da cidade um casa modelo obedecendo todas as técnicas doi enxaimel para que os nossos colonos valorizem as suas casas e não mais vendem para se trandormarem em móveis rústicos. A nossa história está desaparecendo a cada dia. É uma pena!!! Ei lhe fico muito, mas muito grato. O Prefeito chama-se Wanzete Krüger e o vice Fábio Trarbach. Ambos descendentes de alemães. tenho certeza que o seu e-mail vai fazer diferença. Mande cópia para mim jgvelten@hotmail.com


Reportar abuso

Oberdan

10/03/2011
13h18

Parabéns pela iniciativa. Estaremos torcendo para que se torne realidade.


Reportar abuso

Carlos

30/05/2011
21h32

Uma dúvida no comentário do senhor Joel.Pensei que a família Trarbach era de origem italiana e não germânica.Estou equivocado?


Reportar abuso

sueli velten gernhardt

18/07/2011
20h19

olá Joel brincando na net te emcontrei sou velten de nascimento meu pai era fridolino paulo VELTEN MEU AVÔPEDRO HELMUTH VELTEN MEU BISA AVÔ ERA PEDRO VELTEN MEU TATARAVÔ ,ESTÁ ENTERRADO AQUI NO MEU MUNICIPIO QUE CHAMA IVOTI- RIO GRANDE DO SUL NA LÁPIDE DIZ J. NIK. VELTEN NASCIDO EM 1824 MORREU EM 1903 NESTA CIDADE SUPONHOP QUE TENHA VINDO BEBE OU NASCIDO AINDA NA ALEMANHA TENHO CURIOSIDADE EM DESVENDAR A MINHA FAMILIA POIS JÁ FORAM FEITOS LEVANTAMENTOS DE VELTEN NA ALEMANHA MAS EU QUERO OS QUE MORAM AQUI NO BRASIL . MORO NA CIDADE DE DOIS IRMAOS TAMBÉM COLONIZADA POR ALEMAES COMO IVOTIQUE SÃO CIDADES VIZINHAS SOU SUELI VELTEN CASADA COM GERNHARDT . SOU APOSENTADA E SOU FUNDADORA DA LIGA FEMININA DO CANCER E ESTOU PRESIDENTE A 6 ANOS MEU FONE É 51-96963365,DESDE JÁ FICO GRATA POR QUALQUER RESPOSTA SUA POIS SE QUERES REFERENCIAS MINHAS PODES LIGAR PARA AS PREFEITURAS DAS CIDADES REFERIDAS ACIMA ABRAÇOS FRATERNOS..


Reportar abuso

 

 
2013 (1)
 

Setembro (1)

 

 

» Museu Histórico da Coloni...

2012 (1)
2011 (1)
2010 (9)

 





GERAL POLÍTICA POLÍCIA TURISMO CULTURA AGRONEGÓCIO ESPORTE SAÚDE CLASSIFICADOS EVENTOS GUIA COMERCIAL
BUSCA   
Termo de Uso | Política de Privacidade | Anúncios Publicitários | Contatos

© 2009 Montanhas Capixabas - Todos os direitos reservados